//Você sabe quais são as tendências do jornalismo digital para 2018?

Você sabe quais são as tendências do jornalismo digital para 2018?

O jornalismo digital, online, webjornalismo, enfim, o jornalismo em redes tem passado frequentemente por mudanças. Os desafios começam pela conceituação e ensino, e seguem até a produção e criação dos conteúdos.

Fomos atrás do que pesquisadores e estudiosos apontam como tendências para este ano. Basicamente seguimos no cenário do “vamos testar e ver no que dá”, além de estar completamente dependente de plataformas criadas pelos próprios servidores, como o Google e o Facebook.

Além disso, algumas exigências e preocupações que já aconteciam nos anos anteriores, voltam a rondar a cabeça dos profissionais. O combate às “fake news” e a necessidade de publicar rápido mas com qualidade.

O Facebook, principalmente, tem dificultado o trabalho de filtragem das notícias falsas, já que todos podem publicar e ter alcance. Cabe aos veículos de comunicação intensificar ainda mais o sistema (jornalistas) de apuração, como por exemplo as reportagens a partir de base de dados.

Não adianta fugir e acreditar que o Excel é só para o pessoal de exatas. Aliás, se você está pensando em fazer jornalismo e odeia números, saiba que seu campo se limitará e muito!

A verdade é que o jornalismo está tão mutável quanto à internet, e estar sempre atento às novas pesquisas e modificações dos veículos são ótimas maneiras de estudar e se atualizar.

Afinal, quem ficar para trás, possivelmente será esquecido.

Redatora, jornalista no aguardo do diploma e apaixonada por futebol. Apucaranense de berço e ponta-grossense de coração.