//Tesla e o carro no espaço

Tesla e o carro no espaço

Uma das noticias mais comentada nos últimos dias foi o lançamento que a Tesla fez ao espaço, eles lançaram um foquete no espaço e nesse foquete mandaram um carro junto, essa imagem que marcou todas e o lançamento do foquete foi engolido pelo carro, muito por causa da imagem que é marcante.

Tecnologicamente isso é muito importante, eu não quero entrar muito nessa parte por que posso falar alguma besteira, mas não é muito diferente do que já fazem a muito tempo enviando sondas para o espaço, mas simbolicamente isso é importante, vamos estudar isso nos livros, essa imagem do carro no espaço ficará eternizada e esse pode ser o pontapé de uma era onde pessoas podem ir ao espaço.

Mas quero comentar o lado de comunicação e marketing, pode não ter sido o fator principal da ação, mas souberam aproveitar isso muito bem, essa foto do carro da Tesla no espaço ficará marcada para sempre, rodou em todo o lugar e vai rodar muito ainda, não se surpreenda se o livro de história de seus filhos vierem com essa imagem, foi realmente marcante. Quem dos concorrentes tem uma imagem parecida com essa? nenhum… e nem terá tão cedo.

Uma coisa que me chama muito a atenção é que sabemos que é um carro da Tesla e todos comentam isso… sem aparecer a logo da Tesla na foto…. precisa aparecer? marca é muito mais que uma logo e um simbolo e as vezes nos prendemos tanto a conceitos prontos que não levam a lugar nenhum, é uma boa para a gente repensar o que realmente é importante na comunicação.

O fato é que foi uma grande ação de comunicação, caríssima, mas como não era a ideia principal da ação, é difícil saber qual foi o custo dela, porém o retorno que vai dar para a marca é gigantesco e isso pode durar por muito tempo.

Elon Musk e suas ações de marketing agressivo

Uma coisa que eu sempre digo, Elon Musk será mais lembrado no futuro do que foi Steve Jobs, esse cara tem tudo para revolucionar o mundo, ele tem umas ideias meio loucas. Ele possui uma empresa que é uma tuneladora, quer fazer aquele transporte que é um trem que viaja a vácuo e consegue ser muito mais rápido que um avião.

Bom… a pouco tempo eles lançaram um Lança chamas…. eu sei… não tem nenhuma logica… custava R$ 500,00 e eles venderam 20 mil unidades, gerando R$ 10 milhões de Dolares, o fato é que eles sofreram muito para entregar isso por que nenhuma empresa conseguia entregar isso com segurança… bem…. quando o transporte que eles estão desenvolvendo ficar pronto eles conseguem transportar isso tranquilamente… entendeu a ideia?

Vamos lá…. 10 milhões não é pouco dinheiro mas para Elon Musk não é nada que faça a diferença, então ele não fez isso por dinheiro, ele fez isso para chamar a atenção mesmo e mostrar que todos os meios de transporte existentes não atendem uma necessidade que o que ele está fazendo atende…. de quebra ele fez um produto muito legal (quem não queria ter um lança chamas?) a ação se pagou e podemos dizer que foi de graça…. não foi uma puta jogada inteligente?


Fica a dica para a gente pensar coisas diferentes e inusitadas, se bem pensada, o resultado pode ser bem satisfatório.

Christopher Paes é publicitário por formação e também por opção, trabalhou muitos anos em departamentos de Marketing e agora está no “fantástico mundo das agências de publicidade”. Mídia sempre foi o seu principal talento, mas também trabalha com criação e social media.