Social Media… a nova hype das profissões

Vamos continuar nossa série de posts sobre as funções dentro de uma agencia de comunicação, com a função que hoje em dia é a hype das profissões… vemos aquelas pesquisas de que profissão a pessoa quer seguir e a de social media está sempre entre as primeiras, nas faculdades o que antigamente era a criação, hoje em dia é social media…. afinal de contas quem não quer trabalhar com facebook o dia inteiro? mas a realidade não é tão simples assim.

Trabalhar com social media é bem mais complicado do que todo mundo pensa, as mídias sociais tem um poder muito maior do que todo mundo pensa e se trabalhado da maneira errada pode dar muito problema… eu escuto falar que o marketing ali é diferente do offline, mas hoje em dia não dá pra separar as 2 coisas, a estratégia de comunicação deve ser a mesma para tudo, porém as mídias sociais tem peculiaridades que devem ser usadas ao seu favor para tudo dar certo.

Trabalhar com social media exige muita estratégia… tudo tem que ser pensado e o mais importante não é ser criativo ou fazer umas campanhas bonitas… é conhecer o seu público alvo e saber o que eles querem ouvir. É bem comum ouvirmos ahhh faz algo tipo a prefs ou igual o pinguim do ponto frio… mas nem todo o público é igual e nem toda a empresa se encaixa em um perfil de comunicação assim… portanto é importante ter um objetivo bem definido, sem isso qualquer estratégia estará certa.

Muitas vezes tem se confundido o trabalho de um social media com o de um humorista… o cara tem que estar antenado no que acontece na internet e bom humor não faz mau a ninguém, mas o fato é que não dá pra esquecer que é a comunicação de uma empresa e as gracinhas não podem ficar a frente da comunicação e da estratégia da empresa.

Características da Mídia

As mídias sociais tem características bem próprias que devem ser levadas em consideração…. vamos lá

– O Feedback vem na hora, a pessoa tem o poder de comentar e responder…. portanto tudo deve ser pensado

– Publico geralmente é revoltado e nervoso…. qualquer errinho eles vão criticar sem dó

– Não é simplesmente um anúncio… tem todo um universo em volta… então use ele a seu favor

– Todo mundo tem que ser respondido… mesmo que você saiba que a pessoa não vai comprar

– Números são importantes… claro…. tem que passar o relatório no fim do mês, mas não é essencialmente o que vai mostrar se o trabalho é bom ou ruim

– Mesmo com investimento (que é essencial) tem que ter uma estratégia de conteúdo organico

– Visual é importante sim… não faça de qualquer jeito

Trabalhe a mídia a seu favor

Como disse ali…. existe todo um universo em volta… o que vemos é a galera querer colocar tudo no jpeg do post, como faz com um panfleto ou algo assim… mas nas mídias sociais existem várias coisas em volta e também existe a possibilidade da pessoa comentar e perguntar, o que não tem em um panfleto… observe o que existe em volta do post.

arte-facebook

 

1- Imagem do Post: é ali onde vai a arte, ela deve chamar a atenção e usar o mínimo de texto possível, lembrando que para promover deve ter menos de 20% de texto… use esse padrão

2- Texto do Post: todas as informações podem ser colocadas ali… tem uma caixa de texto grande ali que dá pra por links e td mais…. muita gente não usa isso e perder um espaço vital

3- Caixa de comentários: se a pessoa tiver alguma dúvida ela pode comentar ali ou mesmo ver o que a empresa já respondeu… por isso que é importante a empresa sempre responder isso

4- Perfil da empresa: a pessoa pode clicar ali e ir pra fanpage da empresa, então se ela se interessar no que o post está propondo pode clicar ali e ter acesso a todo o tipo de informação da empresa e de informações de contato….

Social Media na nossa região

A cada dia surgem novos profissionais de social media na nossa região, temos bem mais pessoas disponíveis para trabalhar com isso do que vagas no mercado de trabalho, porém ainda são profissionais que ainda não estão prontos ou que aprenderam a trabalhar com isso de uma maneira errada, por ser uma coisa nova…. portanto penso que vai demorar mais um tempo para se profissionalizar mais essa área na região.

O que vemos aqui é muita gente de criação indo para essa área e muita gente de jornalismo… Porém sou otimista, por que tem aparecido uma galera com muito talento e disposta a estudar e a buscar novas coisas para trazer pra cá, também tenho visto alguns gestores dispostos a escutar essa nova galera e isso é essencial para tudo dar certo.

Outra coisa que vemos é que muita gente apenas pega o que trabalha no offline e simplesmente joga na internet, esquecendo de todas as características das mídias sociais… sinto lhe dizer mas não vai funcionar assim.

É coisa de Jornalista ou de publicitário?

Isso é uma coisa que eu estou na cabeça faz algum tempo e não consegui chegar a uma conclusão… costumamos ver profissionais de jornalismo criticando a atuação de publicitários e o contrário também acontece… mas o fato é que um social media precisa de um pouco das 2 habilidades pra atuar… claro que em um mundo ideal teriamos uma equipe de social media atuando nisso… mas sabemos que no mercado daqui isso não acontece e um profissional acaba atendendo todo o serviço.

O social media deve pensar estrategicamente como um publicitário… afinal de contas trabalhar com isso tem objetivos comerciais, seja de venda ou seja de levar a pessoa para um lugar… porém as mídias tem muito da editoria de um veiculo de comunicação e a produção do conteúdo é essencial…. portanto vamos dizer que o cara tem que ser um profissional híbrido que junte as 2 habilidades… difícil né?

Finalizando

Então podemos concluir que ser social media é mais difícil do que parece… se mesmo assim você quer trabalhar com isso vai em frente que é muito legal e tem muito mercado para crescer ai.

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