Redator Publicitário: Quem é e porque ele existe?

Voltamos hoje falando um pouquinho sobre a vida do profissional de Redação, nosso queridinho redator. Já falamos dos profissionais de atendimento aqui, criação aqui e planejamento aqui, confere todos aí, ok?

Para ser um bom redator não basta apenas redigir um bom anúncio, não basta apenas o talento inato de escritor, não basta apenas o dom das palavras e conhecimento sobre a gramática, tem que ser CRIATIVO! A criatividade é o ponto chave para o redator e, isso deve ser ajustado de acordo com os objetivos concretos que o serviço determina. Tem que ser uma pessoa com conhecimentos, pelo menos básicos, em cultura geral, que consiga vasculhar a fundo a memória para conseguir argumentos que valerão.

Ainda, o redator, precisa dominar as regras da gramática, porque o bom texto é aquele que encerra, em frases curtas, o discurso completo, com premissa, os argumentos complementares e conclusão. Um bom texto é necessário ter um início com uma introdução ao tema que será tratado nas próximas linhas, um meio citando os pontos mais importantes sobre esse tema e um fim, passando a sua opinião sobre o que está escrevendo.

Em sua grande maioria das vezes, a redação é um trabalho árduo para quem está sempre buscando pelo trabalho perfeito. Aquela frase sedutora que tem que casas com o objetivo final do anúncio, não tirando a beleza e não prejudicando a informação que precisa ser passada e levando em conta que a emoção não pode comprometer a razão de quem está lendo.

A redação publicitária, é um pouco mais direcionada para a venda e, é originalmente uma produção de texto. Mas não somente isso, ser um redator publicitário é possuir a capacidade de escrever textos persuasivos para uma comunicação totalmente voltada para o mercado e redigir diretamente para a propaganda. Entre suas principais funções estão: textos para anúncios, títulos para textos, slogans para novas marcas ou marcas que estão buscando se reposicionar no mercado, roteiros para áudio e vídeo, nomes para novos produtos e serviços, chamadas, vinhetas, spots e tudo mais que for necessário durante um dia de trabalho.

Algumas dicas que eu dou para quem são novas na carreira ou quer ser redator é: ESCREVA DO JEITO QUE VOCÊ FALA! Melhor, escreva como o seu target final fala essa mesma linguagem fará com que ele se identifique. Segundo, não esqueça que a informalidade é uma das grandes chamadas da propaganda, mas tome cuidado, pois existem exceções.  O redator é muito importante para o marketing e mais importante ainda, é ele entender alguma coisa de posicionamento de marca e conceito. Um bom conceito deve traduzis a verdade por de trás daquela marca, ter um objetivo fácil de compreender para todas as classes, memorável e curto. Uma baita missão! Usar o título impactante e concluir a ideia no subtítulo também é uma opção para quem lida com produtos mais técnicos. E, na minha humilde opinião de escritora profissional, o texto tem uma razão de existir ali! O texto não é apenas um enfeite, ele deve apresentar a informação de forma clara, pois ela é relevante para o consumidor. Essa informação tem as funções de emocionar, explicar, vender ou divertir quem está lendo e, essa função meu caro amigo redator, essa função também é sua!

 

The following two tabs change content below.
Assessoria Comunica Campos Gerais

Assessoria Comunica Campos Gerais

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *