Projeto #Alvinegra do Operário Ferroviário mostra como trabalhar o patrocínio de uma forma legal

Na semana passada o Operário Ferroviário lançou a sua nova camisa para a série D de 2015… bem, o time vem mexendo com a cidade de uma forma nunca vista antes, pela primeira vez o time foi campeão paranaense e vem forte em um projeto de se profissionalizar cada vez mais… esse case da #Alvinegra é uma parte importante disso.

Primeiro que devo avisar a todos que não busquem uma visão imparcial nesse post… como muita gente sabe eu trabalhei forte nesse projeto com todo o povo da Persona, agência que eu trabalho e também com o departamento de marketing do time… então eu posso dizer que esse projeto é tipo um filho meu também… Mas o fato é que esse case é um marco para a profissionalização do time.

Todo mundo sabe que o patrocínio é essencial para o futebol se manter… junto com o plano de sócios, venda de ingressos e receita vinda da venda de produtos… tudo isso forma a receita que o time tem para montar o seu time e não tem muito segredo… um time forte custa mais caro que um fraco… claro que tem casos do time fraco que ganha do mais forte, mas isso dai não é planejamento, é sorte e o futebol é um negócio sério pra contar com a sorte…. então com tudo isso o time se vê na situação de precisar do patrocinador para se manter.

O case do Operário vem de encontro a isso…. pois muitos torcedores reclamavam do numero de patrocinadores e o clube não queria isso, uma vez que o patrocinador é uma peça essencial para o clube existir, o titulo paranaense jamais existira sem os patrocinadores da camisa… então foi buscado uma forma de deixar esses patrocinadores com a cara do time…. de uma forma que o torcedor fique mais agradado com o desenho final da camisa.

Foi criado então o padrão #Alvinegro, que nada mais é do que padronizar as logos dos patrocinadores em uma cor só….. com isso a camisa fica essencialmente em preta e branca, independente do patrocinador… isso deu um resultado monstruoso no layout da camisa…. ela ficou muito mais leve e bonita… dá pra dizer que é uma das camisas mais bonitas da história do time.

Isso tudo somado a que o patrocinador saiu ganhando na história… ele foi melhor aceito com a torcida que é o consumidor final, também se incorporou e se identificou mais com o time…. resumindo ele conseguiu absorver a ideologia do time na sua marca… e ele só tem a ganhar com isso.

É um marco para o time e para o que já tinha acontecido no patrocínio esportivo na cidade… esse padrão deve ser mantido daqui pra frente, esperamos que pra sempre, a #Alvinegra foi o início de uma nova história.

No Brasil já vimos cases assim e duram por um determinado tempo, geralmente a pressão comercial faz os clubes cederem…. porém aqui esse projeto veio com força e foi muito bem aceito pelos patrocinadores, tem tudo para ser um case que serve de exemplo para o Brasil inteiro.

É isso ai… e espero fazer um post desses ano que vem, falando da nova camisa para a série c do Brasileiro.

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *