Produtor de Eventos: esse cara só festa né?

Mais um post da série o que rola dentro de uma agência de publicidade. Hoje falaremos sobre o profissional de Produção de Eventos. Já falamos sobre a vida dos profissionais de atendimento aqui, criação aqui, planejamento aqui e redação aqui.

O Produtor de Eventos é o cara que se ocupa de todo o desenvolvimento de atividades de planejamento, de captação, de promoção, de realização e, administração dos recursos e prestações de serviços especializados de eventos.

Esses profissionais sofrem um pequeno bullyng e, isso se deve ao trmo “promoter”, que está relacionado  à imagem de festas e baladas, dando a entender que o profissional é irresponsável, perante toda a responsabilidade que um evento demanda. Sendo assim, o termo produtor está mais próximo das qualidades e exigências que este profissional que trabalha nos bastidores do evento precisa.

Ao produtor cabem todas as partes organizacionais e administrativas de um evento. É o responsável por todas as etapas de pré, durante e pós evento. Deve ter noção administrativa, de marketing, comunicação social e um pouco de contabilidade. O mercado de trabalho para essa área é bastante amplo, é uma profissão que exige muito do profissional, pois requer muita prática, experiências e bons contatos. Sim, o curso Promoção de Eventos existe e, é um curso universitário.

Todos os detalhes, desde o pré briefing com o cliente, orçamento de todos os custos (espaço, estrutura, buffet, bebidas, fotografia, gravação, segurança, entre várias outras, que variam de acordo com o tipo de evento que está sendo planejado). Geralmente esse trabalho ainda inclui: desenvolver conceitos para o evento, criar planos e documentações necessárias, encontrar e organizar os melhores profissionais, fornecedores e voluntários e reservar locais e equipamentos. Promover e fazer o marketing do evento nas mídias, também é competência do produtor de eventos, além de acompanhar todo o desenrolar do evento e, se necessário, organizar arrecadação de fundos, patrocínios e venda e/ou distribuição de convites/ingressos para o evento.

O produtor de eventos ainda precisa ter habilidade de negociação e saber gerenciar o seu tempo, além de possuir boas estratégias e ser organizado. Também é necessário ter capacidade para tomar decisões sob pressão, ter jogo de cintura para saber lidar com várias situações diferentes, estar ligado nas novas tendências de mercado, trabalhar em equipe e saber coordenar uma equipe que pode ser de cinco ou cem pessoas.

The following two tabs change content below.
Assessoria Comunica Campos Gerais

Assessoria Comunica Campos Gerais

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *