Produção de conteúdo nos Campos Gerais…. sim…. existe e muito

Uma das ideias do comunica é fomentar o mercado de comunicação e a produção de conteúdo para internet é uma parte muito importante disso, pois só assim teremos alternativas de mídias online que consigam competir com a offline.

Durante essa caminhada do Comunica, fomos participar do programa Destaque da rede massa, onde o tema era blogs…. falamos um pouco de comunicação digital e como ela pode influenciar no seu dia a dia…. porém participando do programa eu pude perceber que existe sim produção de conteúdo aqui na nossa cidade e que esse pode ser um embrião de coisas bem maiores.

Eu nunca me imaginei participando de um programa de tv...
Eu nunca me imaginei participando de um programa de tv…

Sim…. estamos atrasados, esse movimento aconteceu em outros centros a uns 4 ou 5 anos atrás, mas antes tarde do que nunca, essa comunicação digital irá se desenvolver aqui e não tem como segurar, cedo ou tarde ela vai bater aqui e cabe ao mercado absorver ela, por que lugar contra não adianta.

Quais conteúdos são esses?

Um dos primeiros que começou com isso que agora está alcançando voos maiores é o Hallorino Jr, com o personagem Carmo, ele foi muito importante para abrir espaço para isso e mostrar que é possível crescer através da internet.

preta

A moda é um segmento que cresce no país inteiro e aqui na região temos produção de conteúdo… o exemplo com mais sucesso aqui na região é a Amanda Pontes, que tem um público bem fiel e trabalha muito com youtube, facebook e instagram…. também temos a Jaqueline Guerreiro, que além dessas mídias trabalha com um blog. Temos também gente nova surgindo com ideias novas, como é o caso do Canal Lado Avesso… que fala de moda mas segue uma linha diferente, até de sustentabilidade e reaproveitamento.

Blogs

Além dos canais do youtube, temos também blogs surgindo aqui na região, temos vários blogs falando de política, por mais que você não concorde com eles e com as suas ideias, devemos prestar atenção como comunicadores, já que tem um público que segue eles e pode surgir ai uma oportunidade.

Uma das primeiras pessoas que apostou nisso aqui na região e ganhou o mercado nacional foi o Harin com o Cogumelo louco.… eu conheço o blog desde 2008 e só fui descobrir que ele era de Pg em 2011…. o blog está até hoje na ativa e abriu muitos caminhos aqui na região, mostrando que é possível viver assim.

10610641_634836623287499_5316229287869877005_n

Outro blog que está muito bem hoje em dia é o Feicebuque, que fala das coisas bizarras que acontecem na nossa região…. todo mundo aqui sabe que conteúdo pra isso não falta. Todos esses blogs tem números consideráveis de acessos e devem ser levados muito a sério como plataformas de mídia.

Profissionalismo de veículo

Esse é um que deve ser aberto um capitulo especial, o Net Esporte Clube surgiu esse ano e não pode ser considerado simplesmente um blog, é uma plataforma multimídia que trabalha com um profissionalismo tão grande ou até maior que os veículos de comunicação daqui.

11700635_531074670373364_4617009783251113997_o

Foi o primeiro veículo de mídia especializado em esportes que apostou 100% na internet, hoje em dia tem um público fiel e tem uma grande vantagem sobre as outras mídias…. ele pode dar a noticia na hora que ela sai, não precisa esperar a hora do programa nem outra burocracia assim… sem falar que pode buscar matérias diferentes sem seguir um padrão editorial quadrado.

Fanpages

Uma parte importante disso são as fanpages, vamos dar exemplo de algumas que falam aqui na nossa região, que são a Coisas de Pg e a Em PG é assim… falam do nosso cotidiano, das coias que acontecem em Ponta Grossa e conseguem ter uma aproximação muito grande com o público-alvo.

66411_608459502508848_582340529_n

A importância disso

Todo esse movimento é muito importante para desenvolver nossa comunicação digital, quanto mais gente surgir, mais gente terá sucesso, o mercado vai fomentar e vai crescer, ficando impossível um profissional de mídia não prestar atenção nisso e as empresas vão anunciar neles… isso é importante até para desenvolver nossa comunicação offline, pois eles vão buscar novas saídas e coisas diferentes… o mercado só tem a ganhar.

Surgir mais conteúdo local

Então devemos fomentar isso… cara pega uma câmera, não precisa ser uma puta câmera, pode ser até a do celular e começa a produzir o seu conteúdo, se não se dá bem com a câmera não faz mau, cria um blog, uma fanpage, enfim…. cria algo diferente e começa, não tenha medo ou vergonha… todo o projeto tem que começar de alguma forma e pode saber, vai ter crítica…. mas tudo tem o seu começo e tem um campo muito grande ai para crescer.

Não vai ser do dia pra noite

Esse é um engano frequente…. não vai ser rápido e não vai ser fácil…. vai demorar, você vai ficar fazendo isso um tempo até dar os primeiros resultados…. então planeja isso a longo prazo e o mais importante… faça algo que você goste e que seja legal de fazer, que o resultado vem naturalmente.

414511__that-s-all-folks_p

É isso ai pessoal

Bom então é isso….. vamos fomentar esse mercado ai que tem muito a crescer.

One thought on “Produção de conteúdo nos Campos Gerais…. sim…. existe e muito

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *