Precisamos entender de economia sim!

No começo de uma faculdade de comunicação, o que mais se escuta é “eu escolhi esse curso por que não tem que fazer contas”…. realmente tem muito menos contas do que engenharia ou contabilidade…. mas não tem como escapar disso nos dias de hoje…. todo o comunicador precisa entender de economia e precisa ter pelo menos um pouco de intimidade com os números.

Estamos inseridos nela

Independente que você trabalhe em uma agência, veículo de comunicação ou em um setor inserido em uma agência, a economia está inserida pois hoje em dia trabalhamos para ela, o setor financeiro e o setor de marketing um depende do outro… um precisa gerar receita para o outro administrar…. esse negócio de serem áreas totalmente divididas não existe mais se você quiser atingir um resultado melhor.

Outra coisa é que precisamos entender para entender toda a situação do mercado antes de criar e comunicar algo… olhar toda a volta e entender qual é o momento… isso é muito mais forte que apenas um briefing e vai dar força para o seu trabalho.

Dependemos desses resultados

Tudo isso por que dependemos desse resultado para o nosso trabalho… seja de um publicitário ou de um jornalista…. precisamos entender o mercado econômico por que o nosso trabalho depende no fim de uma única coisa… resultados financeiros…. e como gerar isso sem entender como a economia se move?

Veja essa apresentação que explica um pouco mais sobre isso (créditos no final dela)

 Não tem como fugir disso… não somos artistas

O comunicador muitas vezes tem a visão que é artista ou que está mudando o mundo…. muitas vezes até está mas a principio temos outros objetivos como profissionais e o principal deles é a venda e o lucro….. na teoria da publicidade dizemos que temos a função de despertar o interesse no público, se a venda vai acontecer ou não dai vai depender de outros fatores… isso é verdade…. mas se a venda não acontecer o cliente não vai ficar satisfeito… nem se a loja dele estiver cheia todos os dias…. por isso precisamos entender tudo isso a amarrar o máximo possível para depender menos dos outros.

Não precisamos nos tornar economistas

Não precisamos nos tornar economistas ou gestores financeiros, o que eu defendo é que a gente tem que ter intimidade sobre isso… não ser algo como física quântica que é algo muito distante da gente… mas que a gente olhe economia e não seja algo estranho para a gente… que a gente consiga entender minimamente.

Qualquer pessoa precisa

Não é exclusividade dos comunicadores isso…. todas as pessoas precisam se ligar e acompanhar mais disso para exercer qualquer função…. também precisam aplicar isso na sua casa e aonde convive…. a economia é tudo o que nos cerca e não pode ser um bicho de 7 cabeças… deve estar inserida no nosso dia-a-dia como algo comum que a gente não fuja.

Uma dica legal

Para fechar esse post, eu deixo uma dica do livro Crash- uma breve história da economia….. ele é um livro que conta como tudo isso começou e como a economia funciona… mas não com termos técnicos e profundos que ninguém entenda… ele é escrito com termos do dia-a-dia e mostra que dá pra falar de economia sem ser um economista…. vale a pena ler

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *