Por que Star Wars faz tanto sucesso?

Depois de uma breve pausa nos posts, começamos falando de algo que não tem a ver com o mercado dos Campos Gerais em sí e talvez não seja algo específico de comunicação… porém é algo para entendermos a nossa cultura. Em Dezembro, a Disney lançou Star Wars – O Despertar da Força, o barulho foi gigante, muita gente indo aos cinemas, filas gigantescas e nas redes sociais só se falava nisso…. quem por algum motivo não gosta de star wars não ficou muito feliz com isso e também não conseguia entender o por que disso tudo… porém vários fatores conseguiram transformar essa na maior franquia da história do cinema.

O fato é que mesmo Star Wars perdendo em bilheteria para Harry Potter (alguns fatores explicam isso, como Harry Potter ter 2 filmes a mais e também pelos filmes serem todos nos anos 2000) Star Wars continua sendo a maior franquia da história do cinema, George Lucas trabalhou muito bem os produtos licenciados, como jogos, gibis, brinquedos e inúmeras outras coisas, conseguindo lucrar desde 77, mais de 40 bilhões de dólares, a história conquistou o mundo, mais do que isso, Star Wars foi o primeiro filme a trabalhar com isso, sendo assim talvez o primeiro blockbuster da história do cinema.

É fato que se muitos blockbusters fazem sucesso hoje em dia, devem isso a forma como George Lucas trabalhou com Star Wars, George que pode ter muitos defeitos como diretor e roteirista, mas o cara criou tudo isso sozinho e é um visionário.

– Um universo criado

maxresdefault

Sim… podemos dizer que Lucas criou um universo inteiro em Star Wars, algo que nunca tinham visto antes e que até hoje não vimos, ele criou muita coisa e muitos ícones que marcaram todos os robôs, alienígenas, blasters, lasers e o icônico Sabre de luz, que até hoje ninguém conseguiu criar uma arma mais legal. Criaram todo um sistema político em cima daquele universo, naves e sistemas de transporte… enfim… o universo criado era completo e ele fazia as pessoas terem vontade de se transportar para tudo aquilo e viver lá dentro.

Quem não queria ser um jedi? quem não queria andar na Milleniun Falcon, ser amigo do Chewbacca? o universo todo era muito legal.

– A época

009

Nos anos 70 os EUA viviam uma crise e as pessoas queriam ir ao cinema para ver histórias verdadeiras e inspiradoras, por isso o gênero de ficção científica estava em baixa, esse gênero que também sempre foi um lado b do cinema, sempre com produções mais toscas para um público bem mais especificas… George Lucas pegou isso e tirou do lado B e transformou em algo lado A, com personagens bem feitos e um roteiro de aventura.

Basicamente ele juntou as duas coisas, ele fez algo novo e deu ao público o que queria, as pessoas conseguiam ver todo aquele mundo criado, todas as naves, blastes, lazers, robos e tudo mais e ao mesmo tempo ter uma história inspiradora de um camponês que poderia salvar a galáxia.

– Star Trek x Star Wars

StarTrekStarWars.png

Star Trek já estava nas tvs desde os anos 60 e quando Star Wars foi lançado muita gente torceu o nariz, falando que era algo de criança, mas sim… era algo de criança, de adolescente e de adulto, Star Wars deixou a ciência de lado e focou na história e no que era verdadeiramente legal, pegando um público muito maior.

– Os cuidados

efeito

George Lucas tinha várias ideias porém tinha muitos problemas para executar os efeitos especiais, que eram as meninas dos olhos dele…. então ele teve que criar a sua própria empresa desse segmento para fazer isso… isso deu muitos resultados pois para a época chamou muita atenção, além de dar 3 oscars de efeitos especiais para o filme. Esse cuidado de ir além do comum para realizar um bom trabalho foi algo novo para a época.

– Aposta no público e em convenções

Star-Wars-06-Joe-Johnston-Star-Wars-Scrapbook

Hoje em dia é comum dos filmes trabalharem as convenções, como a ComiCon, para lançar seus filmes e trabalhar com eles. levam atores e o público vai a loucura com isso….. mas na época ninguém fazia isso e esnobavam esse tipo de coisa… Star Wars foi o primeiro filme a apostar nisso…. Mark Hamill (Luke) fez muito esse trabalho indo a vários eventos…. isso aproximou demais o filme com o seu público, pois claro… quem não queria conhecer o Luke Skywalker ao vivo?

Isso foi muito bem trabalhado com o filme, Star Wars meio que virou uma religião para o público que queria consumir mais e mais e o filme dava corda para isso…. hoje em dia se existe cosplay muito se deve a Star Wars que trabalhou bem isso em eventos e as pessoa iam para eles vestidos como personagens.

– Han Solo e o Anti-heroi

hansolo

Muito do sucesso do filme podemos colocar na conta desse personagem aqui, já falamos da história inspiradora que Luke passava, porém mesmo assim ele não fazia tanto sucesso como Han Solo, que era um contrabandista que vivia de enganar os outros e acabou se tornando um dos heróis do filme, ele foi um personagem complexo para a época e mostrava que as pessoas não são 100% boas ou 100% ruins… ele fez as pessoas se identificarem com ele e se tornou um ícone do filme.

– Darth Vader

2015-12-18-1450447345-7810839-DarthVader.jpg

Foi um dos primeiros filmes onde o vilão ficou mais famoso que o mocinho, Darth Vader fazia muita gente torcer pelo império, o seu capacete se tornou um ícone e até hoje ele é um dos principais personagens da história do cinema.

– Sabem trabalhar com as expectativas

star_wars_episodio_i_a_ameaça_fantasma

Um exemplo disso é do lançamento da nova trilogia…. o Retorno do Jedi tinha sido lançado em 83 e depois disso o público não tinha ideia de quando sairia a nova trilogia… nesse tempo foram trabalhados vários outros produtos, livros, gibis e versões remasterizadas dos filmes, até que anunciaram que o novo filme sairia em 99, o público foi a loucura e na época rolou um fenômeno nunca visto antes, onde as pessoas iam ao cinema para assistir ao traller e depois iam embora… tamanha era a vontade das pessoas em assistir ao filme.

Eles sempre souberam trabalhar as expectativas e a vontade do público, também sempre lançaram tudo na hora certa.

– Modinha? sempre foi e sempre vai ser

chewbacca-han-solo-e1436634523782

Com todo esse sucesso, sempre vem as pessoas falar que Star Wars é uma modinha… mas sim… o filme foi criado para isso e é uma modinha faz 38 anos, ele sempre vai dar esse picos nos lançamentos dos filmes, como ele é lançado em trilogias, ele vai dar um boom nos lançamentos e vai converter muita gente como seguidor, que vai consumir outros produtos constantemente,  nesse tempo sem filmes… esse marketing é muito bem trabalhado na franquia e é parte do sucesso dela.

– O formato vai cansar?

migxn7dlaywfhnohl1gl

É complicado falar que nunca pois um dia pode sim cansar, mas o universo criado é muito grande e eles podem seguir para qualquer caminho se der alguma coisa errado, então é complicado pensar que o formato vai cansar.

Então creio que o filme fará sucesso por muitas e muitas décadas ainda

 

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *