//Por que os filmes que eu quero não chegam em Ponta Grossa?

Por que os filmes que eu quero não chegam em Ponta Grossa?

Isso é muito comum aqui na nossa cidade, quantos filmes que você estava muito ansioso para assistir que simplesmente não chegaram aqui na nossa cidade? Quer um exemplo bem recente? A Forma da Agua, vencedor do Oscar, estava com um hype bem grande, muita gente esperando…. chegou a data do lançamento e nada! Outro exemplo que ficou muito marcado para mim foi Os oito Odiados, último filme do Tarantino, tive que esperar por 3 meses para poder assistir em dvd, mas por que isso acontece?

Bom… isso é até meio obvio…. mas o cinema na cidade não é um dos programas com mais público que tem, apesar da gente ter cinema aqui faz algum tempo, a cultura não pegou tão forte, temos 10 salas de cinema na cidade, não só na cidade, em toda a região, 10 salas para quase 1 milhão de pessoas, porém não precisamos de nenhum estudo profundo para perceber que a grande maioria do tempo que estão funcionando elas tem pouca gente.

Semana passada assisti Jogador n°1 em uma sexta feira, era um feriado e era um dia depois da estreia, e eu assisti o filme sozinho no cinema, como se todo o cinema fosse só meu, isso até que é bem daora, mas com certeza os donos do cinema não gostaram nada disso pois foi prejuízo para abrir o cinema. Isso já aconteceu várias vezes comigo, mais vezes do que deveria acontecer.

Isso é algo que é do Brasil, não só na nossa cidade,  em todo o Brasil, temos 3.160 salas de cinema, mais de 1000 só no estado de São Paulo. Pra ter uma ideia de como esse número é baixo, o México possui mais de 6 mil salas de cinema, o EUA, possui mais de 4 mil complexos de cinema (nem sei dizer quantas salas tem, que seria um numero absurdo). Isso mostra que aqui no Brasil não temos uma cultura forte de cinema.

Isso cai nos filmes menores, se eles veem que um filme não terá público, eles não trazem e focam nos blockbusters, se sentem que até os blockbusters estão fracos, fazem só a primeira semana legendado e depois jogam dublado para garantir o público.

Eles estão errados em fazer isso? Não…. ninguém quer jogar dinheiro no lixo, infelizmente o negócio de cinema no Brasil deve funcionar assim. O trabalho para fomentar isso deve ser feito, não adianta cobrar do cinema isso, é algo muito mais profundo.

Enquanto isso não acontece, nós damos os nossos pulos para assistir os filmes.

Christopher Paes é publicitário por formação e também por opção, trabalhou muitos anos em departamentos de Marketing e agora está no “fantástico mundo das agências de publicidade”. Mídia sempre foi o seu principal talento, mas também trabalha com criação e social media.