Por que o Digital é tão legal?

Por que o Digital é tão legal?

Não é por acaso que escolhi trabalhar com marketing digital.

Para uma pessoa que cresceu junto com a internet (tenho 22 anos e lembro muito bem do barulhinho da conexão de uma internet discada), seria impossível escolher alguma profissão que não envolvesse muito o uso do computador. É claro que hoje nenhum tipo de trabalho é feito 100% livre de alguma tecnologia, mas aliando o fato de que eu não conseguia me desconectar e a afinidade que tinha com criatividade e negócios, aqui estou falando sobre marketing digital para vocês.

E uma das coisas que eu adoro sobre a minha profissão, é poder dizer com muita convicção que o digital é muito legal.

“Ah Robson, é claro que é legal… olha tanta coisa que tem na Internet por aí, tem site para todos os gostos, redes sociais para relacionamento, dá pra fazer pesquisas sobre qualquer assunto, ler notícias e perder muito tempo curtindo vídeos no Youtube!”

Sim, isso tudo é ótimo! Mas é que o digital não é só isso!

Já passou o tempo em que a internet só era acessível através da tela de um computador. Hoje para muitas pessoas o computador é apenas uma segunda tela, e o celular é a principal ferramenta de conexão a internet. Nós já olhamos para a tela do celular mais de 221 vezes por dia, segundo estudos.

Não é vício, é estilo de vida.

Mas e o que isso tem a ver com digital?

Toda plataforma, tecnologia, ferramenta ou aplicativo que funciona como uma forma de conexão, pode ser utilizado como estratégia de comunicação, relacionamento e marketing. Você acha que não dá pra fazer marketing no WhatsApp? Dá sim!

Você vai entender onde eu quero chegar… mas antes saiba que nós estamos todos conectados, de alguma maneira. Você pode não estar no Facebook, mas você com certeza tem um smartphone. Quem não tem smartphone, usa a internet pelo desktop. E assim vai… é bem difícil encontrar alguém que esteja livre da internet.

E o que é digital?

Pra ficar fácil de entender, segue a lista:

– Blogs, microblogs e páginas digitais

– Facebook, Twitter, Google+

– Youtube, Instagram e Periscope

– Email, SMS, WhatsApp

– Websites, hotsites

– Pesquisas, publicidade online

Com certeza você já conhece, utilizou ou já ouviu falar de alguma destas ferramentas de marketing digital. Todas elas são adaptações digitais de estratégias tradicionais de marketing. Por exemplo, comunicação corporativa e relações públicas podem ser aplicadas na internet através das ações de marketing de conteúdo. Lembra do velho conhecido, o marketing direto? Hoje o rotineiro email marketing e os aplicativos de chat no celular já tomaram conta desta estratégia.

Conquistando uma Presença Digital

Em um dos primeiros posts do meu blog, falei sobre a importância de uma empresa estar presente na internet. A presença digital é conquistada por uma empresa quando ela adiciona nas susa estratégias de marketing o uso de alguma ferramenta de marketing digital, ou seja, algum item da lista acima.

Seja para ser encontrada, contar o que faz, vender ou criar relacionamento com clientes, saiba da importância de estar na internet através de alguma ferramenta. Entenda os seus objetivos e encontre o melhor canal para sua empresa.

E por que o digital é tão legal?

São inúmeros os benefícios que trazem as ferramentas de marketing digital, e muitos deles se destacam por não serem encontrados nas estratégias tradicionais offline. Os quatro principais eu descobri na prática.

1 º – É legal porque é monitorável

As ferramentas digitais, sejam desktop ou mobile, permitem que você tenha acesso a informações sobre acessos, engajamento, interações, visualizações. Por exemplo, um relatório de anúncio ou postagem no Facebook mostra dados de cliques, visualizações de anúncios, informações demográficas etc.

Um outdoor na avenida mais movimentada da cidade não consegue te dizer quantas pessoas passaram por ele e muito menos quantas leram as informações da arte, por exemplo.

2º – É legal porque é mensurável

Você já tem acesso a todas as informações disponibilizadas pelas ferramentas, mas como fazer para mensurar? Se a própria ferramenta não disponibilizar a opção de download de relatórios, existem sites e outros aplicativos que conseguem registrar estes dados. Mensurar é uma maneira de acompanhar os resultados e comparar dados para analisar retorno sobre investimento.

3º – É legal porque é personalizável

Diferente das estratégias tradicionais, onde temos opções bem limitadas de mídia, canais de veiculação e formatos, o digital tem uma ampla variedade de canais. Websites, redes sociais, aplicativos e outras ferramentas podem ser totalmente personalizáveis de acordo com o seu negócio.

4º – É legal porque é interativo

Plugins sociais, caixas de comentários do Facebook, botões de compartilhamento são fáceis de adicionar em qualquer página digital. Isso conecta as ferramentas digitais utilizadas pela sua empresa. Uma pessoa que está conectada no Facebook, pode comentar no seu blog sem precisar fazer um cadastro, curtir as publicações da sua página, seguir suas outras redes sociais e até mesmo realizar uma compra através de um único login.


Legal mesmo é saber o que vocês acharam do post! Espero que eu tenha convencido a alguns a considerarem o uso do digital nas estratégias de marketing da sua empresa como uma das prioridades. O resultado vai ser incrível, isso eu garanto.

Acompanhe as novidades sobre Marketing Digital do blog do Comunica Campos Gerais e deixe seus comentários. Um grande abraço e até o próximo post.

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