//Podcasts – A melhor mídia que talvez você não conheça

Podcasts – A melhor mídia que talvez você não conheça

O Podcast já existe a muito tempo, parecia que iria bombar, mas o vídeo logo tomou esse lugar e o youtube fez a mídia estourar, por um tempo o podcast ficou esquecido, mas a pelo menos 2 anos vemos uma crescente nessa mídia que parece que se estabilizou e agora vai ficar.

Para quem não sabe, o Podcast é como se fosse um programa de rádio que é disponibilizado na internet, ele tem uma proposta bem diferente, vamos pensar…. temos muitos vlogs e videos onde as pessoas conversam sobre um assunto, se for só isso, por que eu preciso ver a cara das pessoas? vamos focar no conteúdo e eu posso ouvir isso enquanto faço outras coisas.

O podcast veio pra isso, podemos escutar em momentos de ócio, no ônibus, na academia, na caminhada para o trabalho, correndo no parque, lavando a louça (esse tenho certeza que todo mundo faz) enfim… pode fazer várias coisas enquanto consome conteúdo.

Nos Estados Unidos, o Podcast é a mídia que mais cresce, lá eles consideram que é como se o rádio tivesse uma nova era de ouro, só que dessa vez na internet, grandes produtores audiovisuais já estão trabalhando em projetos dessa mídia, como o Quentin Taranrino, até a Marvel está desenvolvendo um projeto de podcast com o Wolverine.

Como sabemos, o que acontece nos EUA vai acontecer aqui no Brasil daqui a algum tempo, é como se tivéssemos uma bola de cristal para o futuro, então podemos nos preparar para aproveitar essa onda.

Acredito que o Podcast teve um boom por causa dos smartphones, que facilitaram demais o consumo, hoje em dia não é necessário baixar o episódio no site do podcast, basta baixar um aplicativo de podcasts, procurar pelo podcast e todos os episódios estarão ali para você.

Público engajado e fiel

Eu nunca vi um público mais engajado que do podcast, é sim uma mídia de nicho, que vai atingir menos pessoas, mas a qualidade desse público é diferente, é um público mais fiel que não tem medo e vergonha de compartilhar o conteúdo e até de ajudar para o projeto continuar.

Desvantagem

É muito fácil consumir um podcast, mas é difícil fazer um, não tanto por gravar, mas por disponibilizar ele na internet, falta uma plataforma que faça pelo podcast o que o youtube fez pelo vídeo, dai acredito que essa mídia ira explodir de vez

Minhas dicas de Podcasts

Vou indicar aqui 7 podcasts, com um unico critério, são os podcasts que eu mais gosto, mas tem uma infinidade de podcasts dos mais variados assuntos, o Blog do Share fez um post citando 30 podcasts nacionais sobre comunicação, vale a pena ver esse post.

1- GugaCast

Esse é hoje em dia o meu podcast favorito, é uma ideia bem simples, todo mundo tem aquela sua melhor história, que conta para todo mundo, o Gugacast reúne essas histórias, em alguns programas as pessoas vão até lá para contar e em outros eles leem as histórias que as pessoas enviam, a simplicidade e o bom humor do podcast me ganharam e hoje em dia espero ansioso pelo dia que vai sair um episódio novo.

2- Não Ouvo

Sempre fui muito fã de tudo que veio do Não Salvo, mas o Não Ouvo é de longe a melhor coisa que já fizeram, mais até que o blog, podemos dizer hoje que a galera do Não Ouvo é mais conhecida que o próprio Não Salvo, eles estão participando de todos os eventos pelo podcast, isso mostra como essa mídia está importante.

O Não Ouvo é um podcast de humor, meio que sem roteiro, mas é engraçado demais, é simples e muito bem feito, eles não tem a pretensão de ensinar algo novo, só querem zuar e nos trazer alguns momento de alegria, vale muito a pena acompanhar.

3- Braincast

Primeiro podcast que eu acompanhei, em 2013 e acompanho até hoje, o Braincast começou como um podcast de publicidade, mas com o tempo evoluiu e fala de inovação, criatividade e entretenimento, sempre aprendo uma coisa nova ouvindo esse podcast.

4- Código Aberto

O código aberto é um podcast da familia B9 de podcasts, ele tem um conteúdo mais profundo, são entrevistas com profissionais de comunicação, de uma maneira bem direta, o único problema desse podcast é que atualizam pouco, mas o conteúdo é bem rico.

5- NerdCast

Esse foi o podcast que alavancou essa mídia, o primeiro a fazer sucesso e até hoje é o podcast que mais faz sucesso no Brasil, feito pela galera do site Jovem Nerd, eles conversam sobre cultura nerd, inovação e até sobre empreendedorismo, a produção é muito boa e vale a pena acompanhar

6- Rebobinando

Esse podcast veio também de dentro do Não Salvo, com o sucesso do Não Ouvo, eles lançaram mais 3 podcasts de diferentes temas, o Rebobinando é um deles, eles falam de cultura pop, mas não do jeito que estamos acostumados, eles falam de coisas mais populares,  que estão no nosso dia a dia, é bem interessante perceber esse outro lado da nossa cultura.

7- RapaduraCast

Esse podcast conheci recentemente, ele fala de cinema e cultura nerd, de uma maneira leve e engraçada, eu gosto muito de ouvir opiniões diferentes sobre um filme que eu vi, para conhecer outras visões, o RapaduraCast consegue me entregar isso.


Galera então baixem o seu aplicativo de Podcasts, procurem por esses nomes e sejam felizes!

Christopher Paes é publicitário por formação e também por opção, trabalhou muitos anos em departamentos de Marketing e agora está no “fantástico mundo das agências de publicidade”. Mídia sempre foi o seu principal talento, mas também trabalha com criação e social media.