Planejamento: Que que esse cara faz?

O 3º Tema das profissões de Publicidade e Propaganda é o Planejamento, já falamos sobre atendimento aqui e sobre criação aqui. Para quem deseja atuar na área de Planejamento, aí vão algumas delícias e dores da profissão.

O planejamento é conhecido como planner e, tem como função principal fornecer ideias a outras áreas, estabelecendo um diálogo com a área de criação. É o responsável pela execução das ideias. A execução dessas ideias é feita a partir de análise de mercado e público-alvo do cliente, com base em pesquisas, estudos e experiências o profissional vai buscar insights e conteúdos que contribua para dar fundamento e desenvolver as campanhas.

Aí que entra o desafio, como convencer os profissionais envolvidos a colocar em prática uma ideia, um posicionamento que pode ser o “boom” do mercado ou “colocar tudo a perder”? O planejamento não pode ficar no jogo dos ‘achismos’, mas sim colocar em pratica o planejamento criativo e exercer sua função de descobrir a verdade da marca e fazer o consumidor ter essa mesma visão.

O inglês Jon Steel, autor do livro – top, vale a pena a leitura, A Arte do Planejamento – Verdades, Mentiras e Propaganda, foi o responsável por difundir a necessidade do profissional de planejamento. O Jon diz que embora hajam diferenças entre os clientes, sejam eles de pequeno, médio ou grande porte, uma coisa prevalece e vale para todos eles para campanhas de sucesso: falar a verdade. Fazer propaganda falando a verdade é o verdadeiro e grande desafio do profissional de planejamento tem.

O planejamento contribui de forma estratégica na construção da marca dos clientes, entendendo todos os seus lados, sejam forças e fraquezas e identificando as oportunidades e possíveis ameaças. Nossa tão conhecida e queridinha Análise SWOT. Essa visão estratégica e de negócios é o que vai gerar sucesso para as marcas e agregar valores a comunicação dos clientes. O profissional de planejamento tem que estar sempre atualizado e desenvolvendo a sua capacidade de pensar de forma criativa, visão de negócios e trabalho em equipe.

The following two tabs change content below.
Assessoria Comunica Campos Gerais

Assessoria Comunica Campos Gerais

One thought on “Planejamento: Que que esse cara faz?

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *