Palestrantes Comunica 2017

Cerimonialista:

Guilherme Augusto é humorista, produtor e editor de vídeos. Começou a apresentar Stand Up em 2014, com participações no Curitiba Comedy Club. É o autor do solo “Meu Texto Minhas Regras”, com o qual já lotou duas sessões. Soma mais de 72 mil visualizações em páginas da web.

Rafael Martins é Ceo e Co-Fundador do Share, empresa especializada em curadoria de cursos e eventos em marketing digital. Pela Share já realizou até hoje mais de 40 eventos próprios em mais de 8 estados, além de diversos projetos para empresas e faculdades. Presidente do Grupo Digital do Rio Grande do Sul, é considerado um dos principais nomes do digital no país.

Mauricio Dobis, o Chef Dobis, é formado pelo prestigiado Institute Le Cordon Bleu, atuando internacionalmente em restaurantes de alto padrão da Austrália e EUA. Desde que retornou ao Brasil, trabalha como Consultor Chef da Alegra Foods, como diretor-instrutor do curso para jovens de baixa renda chamado Chef Aprendiz e também é dono de um estúdio de mídia na área da gastronomia, em parceria com o fotógrafo Laertes Soares.

Nascido em Ponta Grossa em 12 de setembro de 1970, James Feeler iniciou seu contato com a música em 1977 estudando piano. Em 1996 fundou sua própria produtora, a Jamute.  Participou 16 anos do Festival de Cannes, trazendo 33 Leões em diversas categorias diferentes, sendo um em “Best Use of Music” na categoria Craft e 20 Profissionais do Ano. Em 2012 abriu a filial da Jamute em São Paulo, que já começou produzindo para os principais clientes nacionais como Hyundai, Jonhson & Jonhson, Itaú, Toyota, Siemens, Bradesco e muitos outros. Em 2016 ficou entre as 7 melhores produtoras do Brasil pelo ranking Meio & Mensagem.

Karina Woitowicz é jornalista, mestre em Ciências da Comunicação e doutora em Ciências Humanas. Atua como professora do Curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, onde coordena os grupos de pesquisa “Jornalismo e Gênero” e “Jornalismo Cultural e Folkcomunicação” e o projeto de extensão “Cultura Plural”, site especializado em jornalismo cultural.

Formada em Comunicação Social com habilitação em Propaganda e Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo, com especialização em promoção de vendas, merchandising e eventos pela mesma instituição.  Trabalhou por 10 anos em São Paulo, dos quais 7 no grupo w/Mccann. Foi gerente de planejamento criativo da Momentum Worldwide, segmento promocional do grupo por 4 anos. Em 2009 deixou sua carreira em São Paulo e mudou-se para Ponta Grossa para seu mais desafiador dos jobs, ser mãe. Como não para quieta, assumiu a criação da Ideia Três, agência do seu pai. Como gostou mais de ser mãe do que publicitária, teve logo 4 filhos, o que deu uma pausa na sua carreira por 4 anos. Atualmente assumiu a aérea de novos negócios do grupo Bixcoito, composto por 4 empresas: PNEL, Três, Faz Cenografia e Ponto Arquitetura em São Paulo, vivendo entre aviões, mamadeiras, reuniões e febres.

Liziana Freitas é graduada em Jornalismo pela PUCPR, pós-graduada em Inteligência Competitiva e em Comunicação Empresarial. Professora do curso de Tecnologia em Produção Publicitária das Faculdades Ponta Grossa, atualmente também é analista de Comunicação e Marketing da Unimed Ponta Grossa. Tem experiência em assessoria de imprensa, atendimento e planejamento de campanha e organização de eventos.

Fernando Durante é o criador da Ideia Três, agência de Publicidade com mais de 30 anos de atuação, publicitário, criador do Festival Universitário da Canção (FUC) e atualmente desempenha a função de presidente na Fundação Municipal de Cultura de Ponta Grossa.

Poty Tubino é um dos primeiros publicitários de Ponta Grossa, tem experiência em diversas agências do país e especialização em psico-dinâmica das cores e programação visual. Arquiteto, artista plástico, ilustrador e restaurador de arte-sacra. Reconhecido com inúmero prêmios, principalmente na década de 1980.

Nadja é graduada em Jornalismo pela Uepg, pós-graduada em Marketing e em Comunicação Empresarial. Tem uma experiência de quase 20 anos na área Corporativa como Coordenadora de Comunicação da Heineken, experiência esta que lhe trouxe uma vasta habilidade na aplicabilidade de ferramentas de comunicação interna e externa, marketing de relacionamento, assessoria de imprensa e criação e execução de eventos. Atualmente Nadja é Diretora de Comunicação da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, e tem desenvolvido junto do seu time uma atuação ativa na aplicação de ferramentas de comunicação em mídias sociais e de Assessoria de Comunicação. Nadja também atua como professora em cursos de graduação e pós-graduação ligados à área de comunicação.

Um dos grandes nomes da fotografia de casamentos do Brasil, com mais de 18 anos de experiência no mercado, podemos destacar o grande número de prêmios que Laertes Soares possui. Por três anos seguidos foi destaque na Associação Inspiration Photografer, ficando entre os 20 melhores do Brasil por 3 anos e entre os 4 melhores do Brasil pela Associação Bride. Hoje também é um dos grandes destaques em Destination Wedding, com vários trabalhos internacionais já realizados, além disso, está como jurado de um dos maiores concursos de fotografia de casamento do Brasil, sendo este competido por fotógrafos de todo o mundo. Além disso, Laertes é sócio da Food D/S.

Coordenador do Curso de Jornalismo das Faculdades Secal, em Ponta Grossa/PR, Doutor em Comunicação e Linguagens na Universidade Tuiuti do Paraná (2015) e Pós-doutor em História pela Universidade Federal do Paraná (2016), Helton Costa é um dos palestrantes confirmados no Comunica.  Já foi professor de disciplinas de Publicidade e Jornalismo na Universidade Estadual do Centro-oste – Unicentro. É autor de livros sobre a participação do Brasil na II Guerra Mundial. Além disso desenvolve  um projeto social chamado “Oficinas de Comunicação”, com jovens entre 12 e 18 anos que cumprem medidas sócio-educativas do Cense.

Formado em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa em 2012, Mozart foi trainee do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM) no ano seguinte. Começou a trabalhar na RPC em Guarapuava, onde passou por praticamente todas as funções dentro da redação: foi produtor, editor e editor executivo. Em maio de 2017 retornou à sua cidade natal como editor executivo, responsável por coordenar o Paraná TV 2ª Edição de Ponta Grossa e a equipe do jornal.

Caroline Mafra é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Positivo, em Curitiba. Trabalhou em alguns veículos de comunicação em Curitiba antes de fazer parte do GRPCOM, onde está desde 2012. No grupo, começou trabalhando na ÓTV, uma tv a cabo da RPC. Neste período, foi produtora e repórter. Em 2015, passou a integrar a equipe da RPC Curitiba. Ainda no mesmo ano, foi transferida para RPC Guarapuava na função de apresentadora. E em abril deste ano, assumiu a apresentação do Paraná TV 2ª Edição de Ponta Grossa.

Formada em Publicidade e Propaganda pela UFPR, Sophia Suh tem 7 anos de experiência no mercado publicitário. Atuou em planejamento estratégico e pesquisa de comportamento em suas passagens pela Master e Taste, liderando hoje o departamento de planejamento da Getz. É também Diretora de Integração Regional do Grupo de Planejamento e Atendimento do Paraná. Trabalhou com marcas como Banco do Brasil, Volvo, O Boticário, Grupo Positivo, Gazeta do Povo e Embraco.

Gerente regional da RPC Ponta Grossa, Rodrigo Liborio tem 19 anos de experiência na área de vendas, administração, planejamento, desenvolvimento comercial e marketing. É graduado em Administração de Empresas e pós-graduado em gestão estratégica e econômica de negócios.

Coordenadora de Estratégias Digitais na RPC que opera os sites da TV Globo (G1, Globoesporte.com e GShow) no Paraná, criando e desenvolvendo soluções transmídias para empresas em todo Paraná. Especialista em comunicação e publicidade digital, atua na área de marketing há 10 anos, ajudando profissionais e empresas a desenvolverem seus negócios por meio da internet.

Formado em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Trabalhou no jornal Página Um, na cidade de Castro, e em seguida ingressou no Jornal Diário dos Campos, assumindo a editoria de esportes, em 2007, função que desempenhou até 2012. No mesmo jornal, atuou em outras editorias, como Cidades e Política, assumiu a chefia de redação durante um ano, em seguida retornando à reportagem em 2014. Também já fez trabalhos como freelancers para revistas e sites. Desde outubro deste ano voltou a desempenhar a função de chefe de redação no Jornal Diário dos Campos.