Os Podcasts finalmente estão tomando conta

Hoje vamos falar dos podcasts…. uma mídia que vem crescendo muito atualmente…. é difícil de falar ao exato por que vem crescendo agora, já que ela parecia ter perdido o espaço com a entrada forte dos vídeos… mas sinto que os smartphones deixaram a prática de ouvir ainda mais fácil…. fazendo muita gente descobrir que tem muito conteúdo legal lá.

O que é?

O podcast é como se fosse um programa de rádio na internet, pode ser de diferentes formatos…. basicamente é isso… você abre um site ou um app e tem acesso a um áudio de um programa… sem muitos mistérios ou complexidades.

Uma mídia antiga

Como falei alí…. é uma mídia antiga…. desde que o acesso a internet banda larga ficou mais fácil, o podcast existe e parecia que ia despontar…. muita gente legal começou a produzir conteúdo assim…. com a vinda do youtube muita gente migrou para os vídeos… mas alguns fieis ficaram muito por que pensavam “o que a pessoa vai ganhar em ver nossa cara? o importante é o conteúdo”…. e tem algumas pessoas que estão produzindo até hoje.

É fácil de usar e é prática

O podcast está ganhando espaço pela praticidade… diferente do vídeo você não precisa ficar olhando para a tela para acompanhar…. então pode ouvir trabalhando, no ônibus, dirigindo… enfim… em vários lugares. Por não precisar ficar olhando para a tela, esses programas podem ser maiores…. tem alguns podcasts que duram mais de 2 horas e não ficam cansativos.

Tá crescendo o número de conteúdos legais

De uns tempos pra cá o podcast deu um boom…. e muita gente bacana se juntou a galera que sempre produziu e fomentou esse mercado…. hoje em dia muita gente grande como Flavio Martins, Murilo Gun e até a galera do não Salvo fazem podcasts…. o Braistorm 9 que sempre teve 2 podcasts (Brancast e Anticast) hoje em dia possui 10 podcasts, dos diferentes assuntos…. Podemos dizer que todo mundo só tem a ganhar com isso que quanto mais gente produzindo, mais conteúdo legal a gente tem disponível.

E para a publicidade?

Hoje em dia o formato mais comum de anuncio em um podcast é o mesmo da rádio… o famoso spot… mas não é assim tão efetivo por que não é algo pensado para a mídia…. porém tem uns cases de ações diferentes que são legais…. o Braincast faz programas patrocinados… onde eles escolhem um tema legal que  tenha a ver com o cliente, um exemplo disso foi um eposídio chamado “o futuro do dinheiro” que era patrocinado pelo Bradesco…. ele tinha tudo a ver com o patrocinador e era um tema bem interessante.

Outro case que temos é do NerdCast…. podemos dizer que esse é o blockbuster dos podcasts…. eles foram os principais entusiastas dessa mídia no Brasil…. tem um case bem legal do livro a lenda do herói… que eles fizeram um programa de rpg sobre o livro, contando um pedaço dele e falando que no livro tinha o resto da história…. eles venderam livros demais…. independente e sem editora conseguiram vender mais que muito best seller.

Curiosidade

Já contamos essa história na fanpage, mas o Comunica nasceu depois da gente ouvir um podcast com uma entrevista com o criador do Share, Rafael Martins…. depois de ouvir a história da criação do evento vimos que era possível e estamos ai 🙂

O podcast foi esse

Então é isso ai galera…. bora acompanhar uns podcasts ai? quem sabe o Comunica não faça o seu próprio podcast 🙂

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *