O que aprendi no 18° Encontro Locaweb – Curitiba

Olá galera…. esse post demorou muito para sair, mais de um mês depois do evento, ele aconteceu no fim de semana seguinte ao comunica e ainda estávamos organizando nossa vida pós-evento…. mas enfim…. demorou mas está ai. Como falamos sobre o Share, vamos ir no máximo de eventos que a gente conseguir, para buscar novas referências e experiências para aplicar no comunica…. o Locaweb é muito bom para isso.

O Encontro Locaweb é um dos principais eventos de digital do país e há vários anos acontece também em Curitiba, obrigatoriamente deve fazer parte da agenda dos comunicadores aqui da região, pois pertinho temos uma oportunidade bem legal de conhecer gente muito boa a aprender coisas novas.

O evento desse ano foi muito bom… a grade com muita gente boa e os conteúdos muito aplicáveis no nosso dia a dia…. tivemos a chance de ver uma palestra da Martha Gabriel e como isso é incrível, conseguimos conhecer mais sobre a Resultados Digitais e sobre a 99 Taxis…. e por último Cid do Não Salvo contando suas experiências com o blog e sua relação com as marcas.

Esse post é um resumo das anotações que eu fiz no evento…. o post do Share está bem maior por que fiz logo após o evento e ainda estava fresco na minha cabeça…. mas mesmo mais curto tem algumas lições legais aqui…. vamos lá!

Ecommerce é muito forte em mercados de nicho

Vemos ecommerces gigantes que vendem para todo mundo, mas isso é algo que apenas grandes empresas conseguem fazer, a oportunidade para o público geral é os mercados de nicho, pequenas fatias com suas particularidades, que compram e podem fazer girar pequenas empresas…. pense nisso 🙂

O ecommerce diminuiu o seu crescimento…. mas ainda cresce

Isso em um tempo de crise no país onde praticamente quase todos os segmentos diminuirão é muito representativo, mostra que não é brincadeira e que o público aceitou essa forma de negócio.

O ecommerce tem influência na compra mesmo quando a pessoa não fecha pelo site

A loja serve como um catálogo online, com todas as informações ali…. a pessoa pode até ir na loja física comprar depois, mas ela vai pesquisar antes no site…. por isso é importante que o seu ecommerce esteja certinho, pois se ele não te encontrar vai encontrar o concorrente.

O investimento de mídia online vai passar o de TV

Ouvimos falar disso faz algum tempo…. e isso vai acontecer…. muita gente diz que é mentira mas os dados são claros e vai chegar esse momento… não é difícil notar, é só observar o comportamento do consumidor… a mídia vai acompanhar isso

Conceito de Growth Rack

Esse é um tópico que eu não posso me aprofundar muito, pois o tema é bem complexo e ainda não me sinto pronto para explanar mais sobre ele…. a dica que eu dou é pesquisem mais sobre isso…. basicamente é hackear os processos da sua empresa, compreender o processo muito bem para pegar atalhos para crescer….. é muito legal esse conceito e existem cases práticos, vale a penas pesquisar mais.

Marketing é Produto

Sempre que falamos em marketing o que vem primeiro na cabeça das pessoas é publicidade…. isso é confundido até pelos profissionais…. mas marketing é muito mais profundo, vem antes que divulgar o produto que é uma das partes dele…. marketing é pesquisa, planejamento e relacionamento….. resumindo…. marketing é muito mais!

O produto deve ser interessante para o mercado

Isso parece ser obvio mas não é…. o mercado deve querer o produto, senão não adianta forçar, colocar dinheiro, investir em marketing…. se o mercado não quiser aquilo, por mais incrível que pareca, não adianta… melhor tentar outra coisa.

A cultura alavanca ou enterra uma estratégia

Bate muito com a lição de cima…. o produto pode ser sensacional, a ideia para campanha pode ser genial, mas se de alguma forma ela não se enquadrar na cultura do lugar não adianta…. a cultura não vai morrer e nem você vai mudar ela, o que vai morrer é a sua estratégia… então atenção nisso.

Agradar o público para que eles indiquem

Essa é uma lição bem legal…. as vezes vale mais a pena você cortar um pouco da verba de mídia e focar em agradar mais o púbico alvo para que ele indique…. é uma estratégia relativamente simples, mas já existem vários cases dizendo que dá resultado.

Galera então é isso… valeu todo mundo que acompanhou…. e em breve vamos participar de mais eventos 🙂

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