/O Projeto

O Projeto

Há algum tempo este projeto vem sendo planejado e agora me parece que está em um momento que a ideia está amadurecida. Portanto só nos resta buscar parceiros e executar ele. Quando eu terminar de explicar, talvez você olhe e pense “Ah, mas não tem nada de novo ai”,  e não tem mesmo. Isto já acontece em vários lugares do país, inclusive Curitiba já tem algumas vertentes desta, mas aqui na região dos Campos Gerais não existe nada assim, então… por que não fazer algo aqui em nossa região?

Sinto que muitas vezes o mercado de comunicação é desunido, nos encontramos pouco, basicamente quando algum veículo de comunicação faz um evento de apresentação de mídia. Sinto que se o mercado se unisse e se encontrasse mais, seria legal pra todo mundo. Nos juntando e compartilhando experiências todos cresceríamos. Também sinto que muitas vezes o mercado se distancia da área acadêmica, os eventos feitos pelas faculdades tem pouca aderência dos profissionais. Por isso é interessante juntar isso, pois todos sairão ganhando.

Outro problema que eu vejo é que existem poucos conteúdos voltados para a área de comunicação aqui. Sites, blogs e canais do Youtube que os publicitários acompanham são todos de fora. Nada de conteúdos produzido para a região. Cara, como seria legal se tivesse algo assim aqui. É importante sim saber o que a agência África fez esse mês, porém eu quero saber também o que as agências daqui fizeram, quero saber o que os veículos daqui tem de oportunidade e projetos novos…. essa inquietação fez nascer este projeto.

A VERDADE É QUE O MERCADO DE COMUNICAÇÃO TEM QUE SE JUNTAR, PARAR COM BRIGAS DE EGO E CAMINHAR JUNTO…. POIS SE ISSO NÃO ACONTECER, VAMOS FICAR SEMPRE À SOMBRA DA CAPITAL.

Eu defino o Comunica como uma plataforma, não sei se esse nome existe mesmo ou se o conceito que eu estou aplicando nele está errado, mas é uma junção de várias coisas, todas voltadas para a Comunicação. Vamos explicar elas.

O carro chefe do projeto e o que vai dar credibilidade para andar é o Evento. Inspirado nos grandes eventos do Brasil, Youpix, Share, SPMW e a principal inspiração, o CSM, ali de Curitiba, o Comunica não quer trazer muitos nomes conhecidos, e sim trazer muito conteúdo diferente para a nossa região. Ter as pessoas de fora, mas também colocar os profissionais daqui, que são sim muito bons para passar as suas experiências. Essa mescla de profissionais de fora com profissionais daqui é muito interessante para fazer o nosso mercado crescer.

Temos alguns formatos de eventos possíveis já planejados. Um seria o evento principal, que aconteceria uma vez por ano. E também temos alguns outros eventos que poderiam acontecer mensalmente ou bimestralmente, eventos menores que podem acontecer com mais frequência. Isso é importante para o projeto ganhar força.

Outro pilar importante do projeto seria o blog, que não iria tratar do evento, mas iria produzir conteúdos voltados para a região. Eu acho muito legal ver blogs de publicidade e ver que a marca X fez uma ação gigante nas ruas de São Paulo, mas é mais importante pra você saber quais ações que acontecem nas ruas de Ponta Grossa. Claro que as vezes temos que pensar fora da caixa e tentar adaptar uma ação de fora para a região, mas cara, tem tanta coisa boa acontecendo aqui que o mercado nem fica sabendo… vamos mostrar o que acontece aqui! Colocar o povo da região para escrever sobre publicidade, mostrar a cara dos nossos profissionais. É o que aquele velho ditado diz “O buraco da sua rua é muito mais importante que o buraco na lua” (foi clichê… mas foi boa).

Além de agências e veículos, tem muita gente aqui da região produzindo conteúdo. Aquele boom dos blogs já passou, mas tem uns sobreviventes que se mantém firmes. Sem falar que tem uma nova geração vindo ai. Em uma pesquisa esses dias, me surpreendi com a quantidade de meninas que estão produzindo conteúdo sobre moda. Por que as empresas e lojas de roupas da cidade não estão vendo isso? Talvez eles não enxerguem esta oportunidade como válida. Este projeto vem para ajudar nisto. Também temos toda uma nova geração de fotógrafos vindo ai e produzindo com uma qualidade altíssima. Por que então ficamos só nos mesmos nomes de sempre?

VAMOS ESCAVAR ESTE MERCADO AÍ E MOSTRAR PRA TODO MUNDO QUE O MERCADO AQUI NÃO É SÓ ESSE MUNDINHO FECHADO QUE MUITA GENTE VENDE… VAI BEM ALÉM DISSO. 

Também queremos trabalhar com outras plataformas de conteúdos. Uma coisa que faz falta aqui é um lugar para procurar e divulgar vagas na área de comunicação. As vezes as empresas abrem processo seletivo e ninguém fica sabendo. As vezes sabemos de várias vagas de Curitiba pelo ParanaJobs e não ficamos sabendo do que acontece aqui. Por que não trazer algo assim para a região?

Outra coisa que é bem legal e que está ganhando o seu espaço de volta são os Podcasts. É uma mídia simples e que tem os seus resultados legais. Vamos chamar profissionais da região e conversar sobre comunicação, expor suas opiniões;  só teríamos a ganhar fazendo coisas assim.

Com tudo isso eu digo: temos que parar de ficar à sombra de outros mercados. Aqui na região temos uma síndrome de vira-lata que diz que tudo que vem de fora é melhor do que daqui. “Ah, mas em Curitiba isso é bem melhor” PAREM COM ISSO!!! É claro que outros mercados são maiores e têm mais dinheiro envolvido,  também temos um mercado, até certo ponto, conservador. Mas cara, dá para fazer coisas diferentes aqui. Vamos nos desprender dessas coisas que dizem. Quem faz o mercado são os profissionais.

“NADA EM PONTA GROSSA DÁ CERTO”. Enquanto você ficar nessa, os outros vão crescer e você vai ficar sempre na mesma.

Este projeto pode ser o embrião de um clube de criação ou até mesmo de uma associação. Potencial para isso temos, se a gente se juntar e deixar o ego de lado, vamos conseguir.

Agora que já está explicado, vamos a execução. Tudo isso só vai funcionar se o mercado da comunicação estiver dentro dele. Dar força para que ele aconteça e seja um sucesso. O projeto é isso, e estamos bem empolgados em realizar. Acreditem, isto não visa lucro nenhum, até por que se fosse por isso embarcaríamos em outros projetos; é pelo desafio.

Então é isso definitivamente. Ah, mais uma coisa: se quiser saber mais, veja o projeto atualizado abaixo:

Projeto Comunica Campos Gerais