O impacto que um curso de publicidade pode trazer para uma região

Esse post demorou bastante para sair, na verdade é o resumo de um bate papo que rolou com a turma de publicidade nas Faculdades Ponta Grossa em Novembro….O ritmo dos posts aqui no site diminuiu bastante, mas não vamos parar de postar aqui…. já estamos planejando os próximos eventos e em breve teremos novidades…. mas enquanto isso vamos continuar falando do nosso mercado.  

Quanto entrei no curso de publicidade, em 2009, sabia muito pouco sobre o mercado, quase nada… mas conseguia observar que a situação não era das melhores e que tinha muito que desenvolver nele…. o que acontecia era que o mercado vivia ainda uma fase de amadorismo, mesmo tendo altos investimentos… era tudo muito no go horse (se não conhece essa teoria dá uma pesquisada no google que vale a pena).

O mercado evoluiu muito de lá pra cá, mesmo com algumas armadilhas colocadas, pois para muita gente não era interessante essa profissionalização, mas ela está e vai continuar acontecendo mesmo assim… na marra mesmo… e isso só acontece por um motivo…. capacitação.

Não que antes não tivesse…. dava pra ir até Curitiba fazer um curso… mas era mais difícil e acontecia isoladamente…. com a vinda do curso de Publicidade para a nossa região o mercado se obrigou a melhorar para competir com esses profissionais que estavam se formando…. esses profissionais tambem foram rapidamente absorvidos pelo mercado…. dá uma olhada nas agencias…. quase todas tem um profissional formado agora… o que antes era fato raro.

Um fato que acontecia muito no nosso mercado era da diminuição dos profissionais formados, uma defesa que a galera que já estava no mercado encontrou, mas isso durou pouco e logo eles viram que precisavam se capacitar e que esse papo não ia durar muito.

Com tudo isso nosso mercado cresceu, verdade que de uma maneira desorganizada, mas ele cresceu e tem mais campo ainda para crescer…. existe muito mercado digital para abrir ainda… as vezes me impressiono como alguns veículos não perdem a força aqui na cidade, que em outros centros já perderam espaço para o digital…. veículos tradicionais como rádios am por exemplo nunca vão acabar e sempre serão relevantes, mas vão perder espaço para o digital com o tempo, por mais que demore… mas o digital vai ganhar o seu espaço. (dá uma olhada no post que eu fiz sobre produção de conteúdo na nossa região)

12232823_982427811813352_2793194187482294269_o
Bate papo com ex alunos de publicidade que rolou esses dias…. quem diria que eu ia participar disso falando em público para uma galera….

Nesse bate papo eu percebi como o mercado pode crescer…. sim… o mercado é ruim e todo mundo sabe disso, porém em quando eu ia falando eu ia percebendo que temos a solução na nossa mão… ela é simples, já está acontecendo e confio muito que isso vai acontecer… o que eu não sei é quanto tempo vai levar para isso acontecer… mas tudo só vai melhorar com a galera se capacitando e se juntando para crescer juntas.

A equação é simples….. os profissionais se capacitam para produzir melhor… produzindo melhor as empresas terão mais resultados…. tendo mais resultados a empresa vai investir mais…. investindo mais a agência/setor vai ganhar mais dinheiro…. ganhando mais dinheiro eles vão pagar melhor… pagando melhor o profissional pode se capacitar ainda mais….. entendem que isso é um ciclo?

Tipo parece tão simples que a galera pensa que não é bem isso… mas é…. esse é um dos motivos de eu e de toda a equipe bater tanto no Comunica, que é uma forma coletiva de todo mundo se capacitar e aprender para colocar no mercado, para ele crescer por inteiro e  todo mundo ganhar mais.

Sim…. vou me capacitar… mas me juntar?

Defendemos aqui que não devemos brigar pelo mercado, devemos fazer o mercado crescer para ter partes maiores para todo mundo… claro que isso na teoria é lindo mas na prática não é bem assim… sabemos disso… mas no geral isso é bem possível…. um exemplo disso é o CCPR em Curitiba… eles se juntaram para fomentar o mercado criativo e eles conseguiram muita coisa… as agências cresceram demais com isso, eles conseguem capacitar os profissionais e ainda fomentar o seu mercado.

Precisamos de mais grupos se juntando… que mais gente venha junto com a gente no Comunica e que surjam mais projetos, como APP e Grupos de Atendimento, Mídia e outros mais…. o mercado só tem a crescer com isso.

Bom é isso ai galera….. até a próxima!

 

 

 

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *