Não tem volta… a Internet e a Tv vão trabalhar sempre juntas

Desde quando estourou a internet, principalmente as mídias sociais e o youtube, quando a galera começou a produzir conteúdo exclusivamente pra internet e algumas pessoas ganharam fama de artistas de TV, se escuta que a internet vai derrubar a TV… bom isso já passou um tempo e não aconteceu… mais do que isso, parece que não vai acontecer.

O que está acontecendo é que a TV soube trabalhar com isso, soube aliar a internet e não concorrer com ela e sim usar como uma ferramenta, claro que eu to falando do macro, pois tem muita rede local que ainda se nega a trabalhar com isso, mas as grandes redes desistiram de brigar e usaram isso a seu favor,onde um colabora com o outro.

Um dos primeiros cases do Brasil sobre isso foi a novela das Empreguetes, que durante a trama um personagem roubou e colocou na internet o videoclip delas…. eles fizeram o vídeo cair na internet de verdade, então as pessoas viram esse vídeo antes na internet do que na tv… esse foi um dos primeiros sinais que a tv tinha se rendido ao poder da internet.

Ai foi o início no Gshow, que se tornou uma das principais plataformas de conteúdo da globo, eles colocam muita coisa da sua programação lá, novelas, programas e possuem até programação exclusiva para o canal.

As novelas são um dos principais exemplos disso…. principalmente a das 9… se entrar no twitter só se fala disso… a mesma coisa o BBB, a Fazenda, Futebol… enfim… vários programas tomam conta da internet.

SBT no Youtube

O SBT trabalha muito bem com isso… eles foram espertos e estão colocando praticamente toda a sua programação no youtube… por que é uma coisa básica… alguém vai colocar, então é melhor que seja você… programas como o The Noite tem grandes audiências no youtube e não perdem audiência no horário normal por isso… ao contrário, ganhou um novo público que não consegue ficar acordado para assistir mas que aproveita a hora do almoço da empresa para acompanhar o programa.

As Eleições

As eleições de 2014 foi um dos ápices da interação de internet e TV, mais até do que a copa do mundo, a quantidade de memes e de informações que saiam dos debates e iam direto para o twitter e consequentemente para o facebook foi gigantesca, somado a isso o fato de que as pessoas queriam opinar e defender a sua opinião, tivemos ai talvez os picos de audiência da tv e da internet trabalhando juntas.

MasterChef

Esse é o maior case do twitter no Brasil, durante o programa tivemos muita interação no twitter, foi um sucesso muito grande para esse público e muita gente começou a acompanhar por isso… a quantidade de memes que surgiam durante o programa e invadiam as redes foi muito grande…. prestante atenção nisso, a band resolveu fazer algo que ninguém pensava…. eles anunciaram o vencedor do programa pelo twitter, antes de anunciar na tv, por um post patrocinado no twitter da tim…. para muita gente pegou mau e fez perder a graça… mas foi uma ação ousada e inédita no país.

Reality Social

Um dos maiores aliados disso é o perfil do twitter reality social, ele faz uma coisa bem simples, ele tira prints da programação e posta a todo tempo no twitter… mas o fato é que sai muita coisa engraçada de lá que acaba saindo muitos memes de lá que invadem todas as redes…. esse perfil deu um up em toda essa interação

E na nossa região?

Vemos esse trabalho aqui na nossa região também, mas usando muito o faceboook, que para as grandes redes é considerado um inimigo, mas que é uma grande ferramenta de interação…. alguns programas locais fazem diariamente chamadas do programa na internet… isso aquece o público, também fazem posts de interação na internet que acabam indo para a tv.

A interação sempre é uma forma de trabalhar os 2 meios, gerar conteúdo do usuário na internet que acaba indo para a tv… um case recente é o aplicativo da RPC… o você na RPCTV, que o usuário manda conteúdo que acaba indo para a tv… um dos primeiros cases de aplicativos aqui na região.

E o nosso evento

Durante o nosso evento teremos um painel sobre o assunto, que vamos conversar sobre cases e formas de trabalhar essas 2 mídias em conjunto… será demais!


PAINEL: Como a TV está trabalhando com o digital?

Os três vão debater e trazer suas dicas sobre a TV no universo digital e como ela está conseguindo usar a internet como uma ferramenta para a convergência das mídias.

Participantes:

Rhaissa Sizenando – Mediadora (Jornalista especializada em rádio e TV)

Jefferson de Souza (Diretor de jornalismo RPCTV)

Junior Migliorini (Diretor de Criação Ade!)

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *