//Movimento Comunica – Marcelo Bueno

Movimento Comunica – Marcelo Bueno

O Comunica entrevistou o criador do Blogando, e claro que já aproveitamos para fazer um Movimento Comunica com ele, afinal, comunicação é importante em todo lugar!

Confira na íntegra a nossa entrevista com ele:

Comunica (Com.) – Como surgiu a ideia do projeto Blogando e qual o conceito dele?

Marcelo Bueno (MB) – O Blogando surgiu em 2012 com o propósito de reunir blogueiros e produtores de conteúdo no interior de SP. Apresentei a ideia para minha colega de classe, a Simone Bazotti (minha sócia), e ela topou esse desafio comigo. Após as primeiras edições, percebemos que os blogueiros haviam se tornado youtubers, criadores de conteúdo para as mídias sociais, profissionais de agência e ampliamos nossa temática. Outra importante percepção para nós que não era apenas Bauru, no interior de SP, que era carente de eventos como o nosso. Assim, passamos a levar edições do evento para outras cidades. Até o momento, foram 14 edições em cidades como Bauru, Foz do Iguaçu, Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro. Esse ano, teremos duas novas edições: Curitiba e BH.

Comunica (Com.) – Ele consiste exatamente em que? Uma produtora de cursos, de conteúdo?

Marcelo Bueno (MB) – Somos uma empresa de organização de eventos, cursos e palestras. Nosso foco está em debater a produção de conteúdo nas mídias sociais, influenciadores digitais e o marketing digital. Esses debates acontecem através do evento (para uma média de 150 pessoas), cursos (como Facebook Marketing, Gestão de Marcas, Netnografia, SEO para Produtores de Conteúdo, etc)

Comunica (Com.) – Quais os principais desafios que vocês enfrentaram no início do projeto?

Marcelo Bueno (MB) – Nosso desafio desde o início é fazer uma leitura sobre as tendências da comunicação nos grandes centros e adaptar para a realidade dos mercados que trabalhamos. Não queremos apenas falar sobre as grandes campanhas e verbas milionárias, mas também oferecer ferramentas para que pequenas e médias empresas e produtores de conteúdo possam se aperfeiçoar e aproveitar os benefícios das mídias sociais.

Comunica (Com.) – Houve resistência dos profissionais do mercado para com o projeto?

Marcelo Bueno (MB) – Em nenhum lugar. O que percebemos é que nem todos ainda sabem do potencial das mídias sociais e acabam não valorizando oportunidades como essa para aprender e gerar networking, mas essa realidade tem mudado. A cada ano percebemos um interesse maior nesses temas.

Comunica (Com.)  – Vocês já levaram os cursos para diversas cidades e com mais de 3000 mil pessoas passando por eles. Qual o sentimento ao avaliar todo o crescimento?

Marcelo Bueno (MB) – É muito gratificante perceber que pudemos colaborar com a formação e crescimento de tantos profissionais. Ao mesmo tempo, sentimos que os próximos anos serão desafiadores porque o mercado de comunicação está crescendo e mudando muito rápido. A grade que levamos para o Blogando 2012 foi totalmente diferente da grade de 2013 e assim aconteceu todos os anos seguintes.

Comunica (Com.) – Quais tipos de cursos já foram/são ofertados?

Marcelo Bueno (MB) – Já realizamos curso de Processos Criativos, Ilustração Vetorial, Mídias Sociais para Jornalistas, Facebook Marketing, Netnografia e estamos preparando uma nova grade de cursos para 2018.

Comunica (Com.) – Quais os próximos projetos/objetivos do Blogando?

Marcelo Bueno (MB) – Esse ano levaremos edições completas do evento para duas novas cidades: Curitiba e BH. Além dos eventos, estamos nos preparando para levar cursos a muitas outras cidades.

Em 2018, 1500 pessoas vão passar pelos eventos, palestras e cursos do Blogando.

Comunica (Com.)  – Vocês têm espaço colaborativo no site. Qual a ideia de ter pessoas de fora escrevendo no site do Blogando? 

Marcelo Bueno (MB) – Esse é um dos projetos que tratamos com mais carinho dentro do Blogando. Nós percebemos que muitos profissionais e estudantes tinham vontade de compartilhar suas perspectivas a respeito do mercado de comunicação, mas não tinham espaço. Assim, surgiu nosso blog em 2016. Este ano completamos 2 anos de blog e nossa estrutura migrou para o medium.

Atualmente, temos 22 colaboradores de diversas regiões do Brasil, professores, mestres, estudantes, empresários e muitos outros perfis em um mesmo espaço compartilhando suas perspectivas sobre o mercado.
Temos certeza que o nosso medium vai crescer muito mais nos próximos anos.

Comunica (Com.)  – Quais os principais desafios que alguém vai enfrentar se quiser desenvolver uma ideia como esta?

Marcelo Bueno (MB) – A resiliência é uma característica que empreendedores precisam ter em qualquer de negócios porque não é fácil desbravar novas áreas. O principal conselho é ter um propósito para para tudo.

É isso que nos ajuda quando pensamos em desistir ou quando as coisas não caminham tão rápido como gostaríamos.

 

Redatora, Jornalista por formação e apaixonada por futebol. Apucaranense de berço e ponta-grossense de coração.