//Movimento Comunica – Afonso Verner

Movimento Comunica – Afonso Verner

O Movimento Comunica desta semana traz o jornalista Afonso Verner, do Portal ARede e Jornal da Manhã. Como um verdadeiro entusiasta da política enquanto ferramenta de transformação social, Afonso esteve ligado ao estudo e produção de notícias na área desde a graduação, e hoje une isso ao trabalho e academia.

Afonso é Mestre em Jornalismo e atualmente se prepara para o Doutorado em Ciências Políticas; um defensor da união entre academia e mercado, uma jornada dupla que leva desde 2015.

“Sempre acreditei que a formação do jornalista é constante e multifacetada, por isso voltei à academia um ano depois de me graduar e ingressei no mestrado – defendo que a formação jornalística acadêmica é fundamental para que você melhore no campo profissional”, explica.

Diante das mudanças que o jornalismo enfrenta diariamente, um profissional que está sempre se atualizando pode falar com convicção. O mercado, em sua visão, está cada vez mais desafiador. Mas para tudo há uma saída.

“Eu acho que o mercado vai ser cada mais difícil para quem sai da universidade. Isso porque hoje na redação que trabalho, por exemplo, o profissional tem que saber lidar com as diversas linguagens do jornalismo e também ferramentas do ambiente virtual. Por outro lado, eu acho que o caminho é empreender. Eu mesmo empreendi e junto com um amigo que estudou comigo. Acredito que esse é um caminho frutífero para quem deixa hoje o ambiente universitário”, destaca.

Um bom incentivo para olhar para tudo isso e seguir se aprofundando e se especializando? Acreditar que é possível transformar a vida das pessoas a partir do jornalismo, e no seu caso, a partir da exposição do cenário político da forma mais simples e didática possível.

Continue acompanhando o Movimento Comunica e conheça mais dos profissionais da nossa região!  

Redatora, Jornalista por formação e apaixonada por futebol. Apucaranense de berço e ponta-grossense de coração.