Mídia: por que esse cara ganha todos os presentes?

Seguindo nossa série de posts sobre as funções dentro de uma agência de publicidade… dessa vez vamos falar do Mídia, o cara que leva todos os presentes e vai em todos os eventos dos veículos de comunicação… mas afinal, por que ele é tão importante dentro da agência?

Explicando só a afirmação acima, isso é uma coisa que a galera fala do mídia em todo lugar com um tom de brincadeira, por que pode até acontecer em algum lugar, mas hoje em dia isso é mais difícil, os presentes e participação em eventos costumam vir para a agência inteira, ou só para os proprietários, para não gerar nenhuma indisposição interna.

Mas enfim… falando da função do profissional dentro da agência, o Mídia é o cara que basicamente tem que planejar e executar como que a campanha criada pela agência vai conseguir atingir o público alvo daquele produto… parece uma coisa simples, mas é bem complicado de fazer.

O cliente sempre tem uma verba bem definida e como acontece aqui na região, geralmente não sobra dinheiro para fazer uma campanha, pelo contrário, os profissionais de mídia na maioria das vezes tem que se virar, planejar muito e usar muito da sua criatividade para conseguir fazer o máximo possível com a verba definida.

Outra coisa que acontece muitas vezes é que o cliente já tem algumas mídias compradas diretamente com o veículo, que faz um bom trabalho de distribuição da verba, mas em alguns casos o público alvo que esse veículo vai atingir não é bem o que o mídia imaginava… vai ai do profissional saber usar muito bem a diplomacia e trabalhar esse fato, se não para arrumar para minimizar os danos.

Existe uma carga de responsabilidade muito grande nesse profissional, afinal de contas ele está lidando com o dinheiro do cliente e qualquer erro pode fazer uma campanha criativa ser um desastre.

Esse profissional deve ter um relacionamento muito bom com os veículos de comunicação, porém deve ter um distanciamento para poder exigir algumas coisas quando necessário, é uma linha tênue que deve se tomar muito cuidado para seguir ela.

As ferramentas são basicamente planilhas, email, telefone e muita conversa… isso é bem necessário nessa função.

Com tudo isso, é uma função legal de atuar, que o mercado sempre precisa de gente nova com ideias inovadoras…. sempre faz bem ao mercado.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *