//Manual do Calouro Perdido

Manual do Calouro Perdido

Todo calouro quer chegar antenado no curso, mas não adianta, ser perdido é quase uma qualidade de quem acaba de chegar na universidade.

Ao longo dos anos, o que mais você irá ouvir é:

“Este livro você não consegue formar se não ler”

“Como assim você não conhece esse diretor?”

“Este autor é um clássico, o que ele escreve é quase sagrado”

 

Não se desespere, dá pra formar sim. Mas, pra facilitar (ou diminuir seu sofrimento), nós elencamos algumas páginas e conteúdos que podem ser úteis aos calouros, pelo menos aos de jornalismo.

A você, calouro de jornalismo, é claro que você já sabe que não há jornalismo apenas na Globo. Mas, aqui vai uma listagem de boas produções de conteúdo jornalístico, e que possivelmente você já deve ter compartilhado algo:

Quanto aos livros, durante a graduação você possivelmente já será direcionado para várias leituras, mas uma que me marcou ao longo dos quatro anos de jornalismo, sem dúvidas, foi Rota 66, do Caco Barcellos. Pra você que pensa que reportagem é apenas de Tv, o livro é uma aula.

De resto, vale a pena ir filtrando todas as informações e indicações que você receberá e seguir seus próprios gostos e aquilo que realmente será útil para sua formação.

 

Redatora, jornalista no aguardo do diploma e apaixonada por futebol. Apucaranense de berço e ponta-grossense de coração.