É muito fácil se acomodar no nosso mercado… não deixe isso acontecer

Esse post vai parecer meio babaca para alguns e para outros uma ducha de água fria, mas a intenção é que seja um choque…. até para eu mesmo. Uma coisa que ninguém comenta, mas é muito fácil se acomodar no nosso mercado, se estagnar e continuar na mesma não é muito difícil… porém todo mundo sai perdendo nessa.

Um moleque começa a mexer em softwares gráficos e logo pega um estágio em uma agencia, começa a criar e se encanta por isso, começa a melhorar, faz suas campanhas, aprende ali o início do 3d e sua parte visual melhora bastante, as agências começam a disputar ele… o cara pensa que chegou no auge e fica nessa o resto da sua carreira…. ah tá bom assim… o mercado vai sempre ter espaço pra ele… o cara para de melhorar… faz ainda campanhas muito boas mas parece que não tem espaço pra ele crescer mais e ele simplesmente se conforma com isso.

É complicado mas isso acontece muitas vezes no nosso mercado, por que pra falar a verdade não é difícil entrar no mercado e iniciar bem nele, seja nas agências, empresas de comunicação e outras… mas vemos muitas vezes que os profissionais da área não são assim tão bons e não é difícil de chegar bem no mercado… porém o fato de se acomodar transforma a pessoa em um profissional qualquer.

O que vemos é que muitas vezes o mercado é acomodado… ahh o cliente tá gostando…. ahh até que tá vendendo…. ahh a comissão tá vindo… se o cliente quer deixa assim, ele tá pagando e azar o dele, nem vamos nos esquentar… parece bobo mas isso acontece… o que reflete nisso é que as agências perdem as contas e não entendem o por que… mas é difícil fazer uma reflexão de si mesma?

Nesse caso de perder a conta ainda vemos uma esperança, mas vemos empresas grandes, com verbas altas na TV com comunicação bem fracas e que parecem não estarem dispostas a mudar… ahhh tá vendendo bem deixa assim… mas será que se mudar não iria vender mais? Será que o investimento está sendo aproveitado ao máximo?

Tudo isso reflete na qualidade do nosso mercado, se o cliente gosta por que mudar? Se do jeito que o profissional faz tá bom por que melhorar? Ah continua assim…. isso acaba com a nossa qualidade.

Para o mercado crescer precisamos melhorar ele como um todo, temos várias pessoas dispostas a isso e tentando novas iniciativas, trabalhar a comunicação de uma forma diferente… mas se todo o mercado não apoiar isso acaba se transformando em uma ação isolada e como o titulo do post diz, é fácil de se acomodar.

Na realização desse projeto conversamos com várias pessoas… muitas disseram ahh bem legal esse projeto, mas eu já vi várias iniciativas assim que não deram em nada, um mês depois a pessoa já desistia… ou mesmo ahh você vai mexer com isso? É bem complicado sabia? Já tentamos e o público aqui é difícil. O mercado acaba se acomodando e toda a nova iniciativa que surge já vem com essa ideia de que não vai dar certo por fugir do comum… é mais fácil fazer o comum, que vai dar certo e vai deixar tudo mais tranquilo.

Mas vamos pensar juntos… se fosse pra ser assim trabalharíamos com comunicação? Não era melhor fazer um concurso público, ganhar bem melhor e ter estabilidade? Trabalhar com comunicação é difícil sim e só vamos atingir um nível maior se a gente fugir dessa zona de conforto… buscar novas coisas para trazer para o cliente para ele ter mais sucesso e consequentemente a agencia receber mais…. só assim vamos crescer.

Vamos fugir dessa acomodação, buscar novas mídias, novas formas de trabalhar a comunicação, novos layouts, novas campanhas, novos slogans inovadores, novos roteiros, vamos fazer vts que exijam o máximo da produção…. é bem mais difícil do que fazer o comum… mas é a única forma de crescer.

Então é isso… é mais um desabafo esse post e vamos lá… não vamos deixar ir trabalhar em Curitiba como a única opção para crescer…. podemos fazer isso aqui mesmo.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *