//Dia do Publicitário – o que temos a comemorar?

Dia do Publicitário – o que temos a comemorar?

Chegamos a mais um dia do publicitário, uma data onde todos os profissionais de parabenizam, recebem presentes vindo dos veículos de comunicação, em alguns mercados tem eventos com comida de graça ( o que é legal demais, por favor me convidem), mas analisando o atual momento da nossa profissão, temos o que comemorar?

Vivemos em um momento estranho do mercado, nunca ouve tanto profissionalismo na nossa profissão, cada dia a mais os profissionais estão qualificados, tem cada dia mais cursos de publicidade (inclusiva na nossa região, que a 10 anos atrás não tinha nenhum e hoje em dia tem 2), isso se deve muito ao fato de que nossa profissão está cada vez mais complexa, mídia cada vez mais sofisticada, a internet mudou completamente nossa profissão.

Mas por outro lado nunca se teve tanta desconfiança em cima da publicidade, ela é colocada em cheque o tempo inteiro, cada vez mais clientes decidem ter Houses em vez de agências, o investimento de mídia está cada vez menor, no montante final pode empatar ou dar até mais, mas vemos as grandes marcas anunciarem cada vez menos. Vá em um evento de publicidade, os profissionais mostram vários cases onde se desdobraram para fazer uma puta campanha com pouco dinheiro….. isso não seria um sinal de que está tudo errado?

Esse dinheiro cada vez menor se reflete nos profissionais, que recebem salários muito menores de que de outros segmentos, com salários baixos fica mais difícil de capacitar e sem se capacitar fica complicado melhorar… sem melhorar não tem como fazer campanhas melhores e vivemos esse ciclo

Marcos Piangers, diz em sua palestra que a publicidade vive de um resto de uma época de ouro que não volta mais, que vivemos uma transição…. de certa forma creio que ele esteja certo.

Vivemos mesmo um momento de transição para algo que nem sabemos como será, vivemos uma época de ouro da publicidade onde as empresas despejavam dinheiro em mídia e em grandes campanhas mas como medir o resultado? hoje em dia isso é simples e isso que dá dor de cabeça em muitos publicitários antigos que não aceitam que isso mudou.

Publicidade tem que dar resultado! precisa de um objetivo e mesmo que neguem, precisa gerar vendas…. gerou fluxo e não teve vendas por culpa do próprio cliente? infelizmente você terá que por a mão nesse vespeiro, de alguma forma isso precisa ser resolvido senão é o resultado do seu trabalho que não vai dar resultado.

Saímos da época dos Mad Mens, com muito glamour na profissão para algo mais enxuto e muito cobrado, preencher planilhas de mídia não bastam mais. Também vivemos uma época onde o formato de remuneração das agências de uma forma ou outra terá que mudar, senão cada vez mais os clientes terão estruturas internas, as agências precisam disso para ganharem sua credibilidade novamente.

Resumindo…. estamos no meio de um furação, porém isso será ótimo, vamos sofrer mais muita coisa boa irá acontecer, a principal delas é que cada vez mais o mercado publicitário não terá espaço para amadores, está preparado pra isso?

É bom estar 🙂

Christopher Paes é publicitário por formação e também por opção, trabalhou muitos anos em departamentos de Marketing e agora está no “fantástico mundo das agências de publicidade”. Mídia sempre foi o seu principal talento, mas também trabalha com criação e social media.