#CSM… O maior evento de cultura de internet do sul do Brasil é aqui pertinho

Muita gente ainda não sabe, mas desde 2011 acontece o Curitiba Social Media, promovido pelo Centro Europeu na capital do estado e idealizado por Sandro Rodrigues…. que inclusive está confirmado como palestrante aqui no Comunica. O #CSM é simplesmente o maior evento de cultura de internet do sul do pais… e acontece aqui do nosso lado.

Uma coisa que eu acho que tenho que esclarecer desde já é que muita gente vai lá buscando algo mais teórico ou mesmo conteúdos de mercado e de publicidade e sai frustrado… mas esse é um erro de avaliação, em momento nenhum o #CSM de define como um evento de comunicação ou de publicidade… é um evento de CULTURA DE INTERNET e sim… tem tudo a ver com o nosso segmento… conhecer essa cultura e o comportamento desse público é essencial para a nossa profissão.

Bom… o evento acontece desde 2011 e já teve 4 edições…. eu estive presente em 3 delas, ficando de fora apenas da edição de 2012… observando toda essa história eu vejo como a plataforma cresceu e como ela tem potencial para crescer ainda mais.

A primeira edição foi muito legal que para mim foi a entrada em um mundo diferente… nunca tinha participado de algo assim, trabalhava a pouco tempo com comunicação e o mundo que eu conhecia disso era a faculdade… tipo o meu referencial era o que a faculdade passava e participar desse evento me abriu um horizonte diferente, de que o mundo da comunicação podia ser muito mais do que entrar em uma agência e trabalhar lá a vida toda. Esse foi talvez o evento aonde tinham mais personalidades fortes da internet… Bia Granja, Bic Muller, Kefera, Pc Siqueira, Cid (que está em todas) Cauê Moura, Jacaré Banguela e várias outras.

Fonte: Fanpage do CSM
Fonte: Fanpage do CSM

A terceira edição… a segunda que eu fui também foi bem legal… foi um momento onde eu estava decidido que devia trabalhar mais forte com internet e me trouxe várias coisas novas… a estrutura do evento também estava bem legal e foi um grande evento. Uma coisa que me marcou muito nesse evento foi conseguir acompanhar um Braincast ao vivo… sempre quis isso e foi sensacional… outra coisa era o Ahnão vestido de Dilma, marcou por que é difícil esquecer uma cena assim.

971530_504722076241681_1724635962_n
Fonte: Fanpage do CSM

E a quarta trouxe um evento gigante… a estrutura praticamente dobrou de tamanho e a programação ficou 4 vezes maior… uma coisa de gente grande mesmo… a programação estava muito boa, com as horas de zueira e as horas mais profissionais… a escolha era sua do que acompanhar. O evento também tinha muitas personalidades legais da internet interagindo com gente do mercado de comunicação.

10446180_672998962747324_464567850475188717_o
Fonte: Fanpage do CSM

Uma constatação meio nada a ver… mas que tem a ver sim… é incrível a mudança de comportamento de todo esse povo em um tempo curto… no primeiro evento muita gente com câmera digital, alguns atualizando os seus sites no notebook e dependendo da wi-fi… muita gente nem tinha smartphone, que era o meu caso que tinha um v3 com uma super câmera…. no último dá pra dizer que sei lá… 99% dos participantes estavam com smartphones… esse tipo de comportamento que é legal de acompanhar em um evento assim.

Em todas as edições que eu fui, sempre consegui sair de lá com insights criativos muito fortes… de projetos que eu podia realizar ou mesmo de ideias de como trabalhar com esse novo público que vem da internet… eu tenho certeza que vários blogs e projetos digitais nasceram dentro do #CSM.

O evento tem uma coisa bem legal também de juntar galera de agência e comunicação com o povo da internet… as personalidades mesmo que fazem a internet girar todos os dias… esse debate de ideias é sensacional… O network também com os participantes é muito legal… muita gente se conhece lá e desenvolve projetos juntos.

E tem uma coisa também que soma muito… participar dele é muito legal… cara tipo não sei o que rola, mas a atmosfera dele é legal e faz participar dele ser legal… as brincadeiras que acontecem dentro dele, as atrações, poder conversar com o Cid nos corredores do evento.. enfim… várias coisas que acontecem lá valem a pena essa ida.

Enfim… essa é a analise que eu tiro do evento depois de participar de 3 e já estou confirmado no próximo… que acontece no dia 22 de agosto… se inscreva que vale a pena.

Mais informações

http://www.curitibasocialmedia.com/

Fala Galera! Vamos juntos contar aos nossos amigos sobre a chegada desse evento LINDO e explicar o que é o Curitiba Social Media? Marque seu amigo (a) e corra comprar os ingressos: http://diskingressos.com.br/evento/3138 🙂

Posted by Curitiba Social Media on Quarta, 29 de julho de 2015

One thought on “#CSM… O maior evento de cultura de internet do sul do Brasil é aqui pertinho

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *