Como usar a internet para aprender

Vivemos em uma região onde a comunicação está em processo de evolução, por isso não temos muitos cursos, palestras e eventos do segmento, também não temos encontros, grupos de planejamento ou de criação e nem masterminds voltados a comunicação…  todas essas coisas já existem em outros mercados e com o tempo vão existir aqui, mas por enquanto temos que buscar fora…. ai esbarra em 2 fatores…. tempo e dinheiro.

Mas para isso não se tornar uma barreira (nem uma desculpa) a nossa grande “Rede Mundial de Computadores” está ai…. é possível aprender e evoluir profissionalmente usando a internet… as vezes não temos noção de quanta conteúdo a internet tem, na maioria das vezes coisas gratuitas…. então penso que falta de tempo e de dinheiro hoje em dia não pode ser uma desculpa.

Vamos dar alguns exemplos de coisas que vão te ajudar a evoluir, então separe a sua hora do almoço ou o tempo que gasta para ir ao trabalho para ser mais produtivo…. vamos lá:

 

Podcasts

Essa é uma das mídias mais legais que existem na internet… ela começou forte mas com a vinda dos vídeos se enfraqueceu e todo mundo pensou que iria morrer…. um engano…. ela se estabilizou e ganhou um público fiel e de uns tempos pra cá vem ganhando novos produtores de conteúdo e consequentemente novos ouvintes.

Pra quem não sabe o que é, o Podcast é um programa de áudio (como se fosse um rádio) disponibilizado na internet…. por ser só audio não tem necessidade de ficar olhando para a tela do computador ou do celular e isso é uma grande vantagens…. Você pode ouvir durante o trabalho, no ônibus, no carro no caminho do trabalho…. enfim…. pode fazer várias outras coisas ao mesmo tempo.

 

Para a nossa área de comunicação, temos conteúdos bem legais…. o mais clássico de todos é o Braincast, do B9…. ele é um podcast de criatividade e traz muitas referencias legais de trabalho…. outra referencia legal é o Criatônicos… um podcast novo com um conteúdo bacana.

 

Youtube


A rede social com mais conteúdo do mundo…. lá você pode achar de tudo, inclusive conteúdo para aprender e evoluir…. a maior fonte que podemos pegar de vídeos interessantes para assistir que temos no youtube são os TEDs…. sempre com conteúdos ricos e de alto nível, os TEDs são uma grande fonte de inspiração…. tem palestras do Brasil e de fora dele.

Outro conteúdo legal é o Canal do Geek Publicitário, sempre com um apanhado da semana de comunicação e também com vídeos falando sobre a nossa profissão.

Mas talvez o conteúdo mais forte sejam os tutoriais…. que salvam a galera de criação várias vezes durante o dia… com eles é possível aprender muita coisa, novas ferramentas de criação e edição…. muitos profissionais se descobriram aprendendo a mexer pelos tutoriais da internet.

 

Blogs

O bom e velho blog sempre é um lugar para se aprender…. temos muitos conteúdos legais vindo dos blogs… muito artigo com embasamento e com referencias sólidas…. o blog pode ter se enfraquecido com o tempo, mas formou uma resistência forte e o texto na internet não vai morrer.

Uma referencia legal de blog de comunicação é o Digai…. com vários conteúdos legais de marketing digital…. assim como os clássicos B9, Adnews (tem blogs dentro do site), Plugcitários, Blogcitário, entre outros.

 

Newsletters

funny-internet-grandma-meme-email-sundays-pics

Muitas pessoas dizem que o email está morto…. isso é uma mentira muito grande pois ele domina grande parte do mundo corporativo… é verdade que as redes sociais e principalmente o whatsapp tiraram um pouco o seu espaço… mas tem coisas que só o bom e velho email podem fazer.

Se você precisa estar no email, por que não ter conteúdo relevante e interessante lá dentro? ai que entram os newsletters…. é possível receber bons newsletter e existe muita gente legal disposto a fazer isso…. as newsletter que eu mais recomendo são a do Adnews, que faz um resumo do dia na comunicação, a da Proxxima e uma bem legal que é da escola Perestroika…. vale a pena.

 

Ebooks

Mais uma vez o texto aparece com força aqui…. na internet temos muita gente produzindo conteúdo de uma maneira séria e os ebooks são uma das mídias mais usadas por esses produtores de conteúdo…. existem inúmeros ebooks de graça na internet… desde ebooks mais curtos de 20 paginas até os mais longos.

Um exemplo bem legal de case de ebook é a Bel Pesce, que criou um ebook e fez tanto sucesso que ela se tornou uma influenciadora do tamanho que é hoje…. compartilhando o seu conhecimento.

september-2014-a9c2c95bd4b71c6a90c2a56ed3523e12750f0473ccaff1ce2f1e4ff381cc17af-1409838885-jpg

Uma galera que é fera nos ebooks e coloca muito conteúdo legal é o pessoal da Rock Content, que disponibiliza vários durante o ano…. o pessoal da Endeavor também, eles são mais focados em empreendedorismo, mas além disso ser importante pra gente, tem vários ebooks de marketing para empreendedores.

 

Congressos Online

Esse é um segmento que cresceu bastante no ano passado….. a internet quebra várias barreiras e hoje em dia é possível reunir uma galera do Brasil inteiro para dar palestras online….. foram criados vários congressos online ultimamente, na sua grande maioria gratuitos e com várias palestras interessantes.

Claro que um congresso online não substitui um evento presencial, pois presencialmente ele vai muito além das palestras…. mas é uma alternativa bacana para ouvir gente boa sem precisar sair de casa.

O maior case de congressos online que já tivemos talvez seja o Hypeness Talks…. com um conteúdo muito forte, foi um case bem legal de evento online.

 Cursos online

txjlae.jpg

Assim como os eventos online, os cursos estão vindo com tudo…. não substitui ainda o curso presencial (pelo menos pra mim) mas quebram um galho grande e pode ser uma boa forma de aprender. Hoje em dia muita gente busca faculdades online para conseguir fazer o curso que quer, muita gente busca cursos online na ESPM pois não tem condições de ir até São Paulo ou outro centro para fazer um curso…. a internet está dando acesso a informação a muita gente.

Também é possível fazer cursos online em Universidades de fora do país, como harvard e oxford…. um diploma assim ajuda muito na carreira.

Um exemplo bem legal é a FazInova, escola de empreendedorismo e criatividade da Bel Pesce tem vários cursos online gratuitos…. vale muito a pena passar um tempo lá.

 

Linkedin e os influenciadores

maxresdefault

O Linkedin é uma rede social para profissionais com vários influenciadores de sucesso colocando conteúdo lá…. a dica que eu dou é passar menos tempo no facebook e vasculhar mais o Linkedin….. vai valer muito a pena.

A logica é a mesma de um ditado que temos a muito tempo… diga com quem anda que eu te direi quem é…. no caso da internet podemos dizer que podemos nos definir pelas pessoas e influenciadores que acompanhamos…. por isso é tão importante seguir gente boa em uma rede social como o Linkedin…. pessoas como Walter Longo, Bel Besce, Marcelo Serpa…. enfim…. profissionais de alto nível dispostos a transmitir o seu conhecimento.

 

E você…. faz algo na internet para evoluir? deixe ai nos comentários

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *