Coisas que todos os profissionais de comunicação aguentam

Trabalhar com comunicação não é fácil…. sabemos muito bem disso e o dia-a-dia da profissão é complicado…. mas fazer o que se a gente gosta disso né? levantamos aqui algumas coisas que nós profissionais de comunicação aguentamos e escutamos quase todos os dias…. vamos lá:

São Confundidos com TI o tempo inteiro


Muita gente pensa que como trabalhamos na frente de um computador (desde publicitários e até jornalistas) as pessoas pensam que somos profissionais de TI, ou quase isso….. “ah crackeia esse programa ai pra mim” ou “ah formata o pc fazendo o favor”…. como se usar softwares de criação e editores de texto fizessem a pessoa entender tudo de informática….. galera…. cada um com a sua área.

Escutam que a campanha está poluída


É a frase que todo o profissional de criação escuta pelo menos uma vez por semana…. e é uma frase que ficou tão batida e se espalhou tanto que parece que é uma verdade absoluta…. isso muitas vezes nem é discutido… “ah ficou poluída…. vamos trabalhar nisso” mas ficou mesmo? e é necessário ser uma campanha clean? se encaixa no perfil do público? o clean é sempre o certo?

Que fique claro muitas vezes está mesmo…. mas as vezes ela tem alguns elementos necessários para a arte que podem ser encaixados na arte tranquilamente…. mas enfim…. o poluído já se tornou palavra de ordem para os clientes.

São julgados pelos “colegas” todo o tempo


Como todos sabem a galera de comunicação não é assim muito unida…. mas o fato é que todos os trabalhos feitos são julgados pelos profissionais…. isso todo o tempo….. isso fica claro que vai acontecer já na faculdade quando ainda no primeiro período os alunos começam a criticar a achar errado o que profissionais com 20 anos de experiência fazem.

O que é engraçado é que uma decisão de uma agencia ou de um veiculo de comunicação que demora as vezes dias sendo estudada para ser decidida tem um veredito automático de um profissional que está totalmente fora do contexto…. enfim….. acontece né

Escutam que  querem algo “estilo prefs”


Ahhh isso acontece direto…. que fique claro que eu sou muito fã de toda a comunicação da Prefeitura de Curitiba e acho eles geniais…. mas se fosse só pegar o principal case e copiar a gente não precisava estudar né….. tem que estudar o publico alvo, tem que ver se encaixa com o que o publico quer….. tem muita coisa a ser analisada…. capivaras não são sempre a resposta.

São pressionados a serem criativos todo o tempo

“ah fale ai algo criativo” ou “ah mas você não é o criativo ai não” sei lá…. como se o profissional se comunicação fosse obrigado a ser criativo o tempo inteiro…. as vezes não somos criativos nem no trabalho…. mas isso sempre vai acontecer…. principalmente nos almoços de família com aquele seu tio que tem orgulho do filho ter passado no concurso da policia,

São questionados com a famosa pergunta “Mas isso dá dinheiro”


Isso eu escutei em todo lugar quando decidi estudar publicidade…. até na minha casa….. esses dias no facebook do Rafael Martins (Share) eu ouvi uma ótima resposta para isso…. “O que dá dinheiro é pai e mãe…. o resto tem que trabalhar”…. e essa é uma das maiores verdades que existem….. sendo bem sucedido você conseguintemente ganhará dinheiro em qualquer área…. mas se quer as coisas de mão beijada eu sinto muito, mas será complicado.

Os famosos Freelas


Todo o profissional de comunicação aprende a conviver com isso, a famosa jornada dupla…. muita gente acha estranho chegar em casa depois de trabalhar o dia inteiro e trabalhar mais….. mas uma grana extra vai sempre bem né.

Isso tem o seu lado bom de fazer uma grana e de ter recursos para levantar grana se precisar, mas também tem o seu lado ruim que acaba acostumando e muitos profissionais “vivem perigosamente” contando com esse dinheiro que as vezes não vem e acaba passando por apuros.

Aguentar pessoas chorando preço


Isso é super comum mas as vezes se torna chato…. as vezes os profissionais já colocam um preço a mais pra diminuir depois da chorada do cliente… isso é comum e é uma negociação….. o problema é quando o cara quer algo por um valor muito abaixo, ou quando ele acha um absurdo o valor cobrado na logo por que na gráfica é de graça.

Ou aquele cliente que acha um absurdo cobrar por um release de apenas uma pagina….. “ah minha secretaria pode escrever…. me passa ai o maling” bom….. isso todo o profissional passa sempre.

Mas pior que isso é quando o cliente chora por preço e na hora de pagar some….. ahhh isso é uma das coisas mais comuns que existem…. não deveríamos, mas até nos acostumamos com isso.

“Ah mas isso ai de internet não vai pra frente”


Vou terminar com essa que é uma das coisa que eu acho mais absurdas de ouvir em 2016….. sério mesmo que a internet tem que se provar ainda pra alguém?… galera…. sem internet hj em dia o mundo para, os bancos param, os aviões param….. tudo para…. é mesma coisa que viver sem luz elétrica….. mas enfim…. vai nessa que a internet não vai pra frente…. falavam a mesma coisa da tv, do computador, do celular, do tablet… enfim….. vai nessa.

 

Bom é isso….. com certeza teremos mais updates nesse post…. se tiver algo ai que acontece com você comenta no post

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *