Coisas que eu aprendi no ADM 2015

Sim… isso é um blog sobre comunicação, porém todo o profissional deve entender de negócios, se interessar por isso pois trabalhamos com comunicação com o objetivo de vender um produto, direta ou indiretamente, se não vender não tem jeito, o trabalho pode estar muito bom que não vai sair resultado…. por isso é importante conhecer todo o processo de administração de uma empresa e se interessar por isso…. o ADM acontece todo o ano aqui na cidade e é um dos maiores congressos de administração do país, tanto em produção científica como em atrações.

Esse ano foi a primeira vez que participei das palestras magnas, em anos anteriores tinha participado apenas dos workshops e já tinha sido uma experiência bem legal… depois de participar das palestras magnas decidi que vou fazer isso todo o ano, pois o conhecimento que ganhei lá dentro é muito valioso e abriu a minha cabeça para muita coisa.

O tema desse ano foi tecnologia nas empresas, uma coisa que eu percebi é que muita gente não está preparado para isso, estranho falar isso em 2015 mas é verdade… muita gente também não tem interesse que isso mude… mas serão atropelados no mercado de trabalho se não se prepararem.

Bom eu preparei aqui alguns tópicos de algumas lições que eu levei do evento…. são dicas curtas e não segue assim uma ordem logica… são informações que marcaram pra mim… vamos lá:

Postos Ipiranga são a segunda maior rede de varejo do Brasil… eu fiquei bem surpreendido em ouvir isso… um posto de gasolina batendo várias gigantes do varejo…. isso vem por que as pessoas buscam conveniência. mesmo pagando mais caro pelos produtos, elas tem que passar no posto de qualquer forma, então já aproveitam e compram outras coisas para evitar passar em um segundo lugar.

size_810_16_9_propaganda-ipiranga

Estabilidade é a ultima coisa que os jovens buscam em um emprego… isso me surpreendeu também, pois os pais e familiares de quase todo mundo sempre incentiva que importante mesmo é estabilidade, incentiva a estudar para concursos públicos… mas fico feliz em saber que os jovens querem buscar coisas maiores e construir grandes histórias, de fato a estabilidade acaba acomodando as pessoas… então é muito importante sair dessa zona de conforto.

A teoria é a base da prática… nessa época de empreendedorismo que vivemos muito a gente escuta que a teoria não serve pra nada e que importante mesmo é a prática…. não é bem assim… a pratica é sim mais importante, mas a teoria é a base de tudo, as faculdades são sim importantes, ajudam demais….. ah tem cases de pessoas que não estudaram a teoria e se deram bem… mas não é regra e em algum momento eles sentem a necessidade e vão buscar isso.

A tecnologia está transformando os negócios, antigamente uma empresa para valer muito tinha que ser gigante, hoje em dia pode ser pequena…. antigamente as empresas que valiam muito eram aquelas com grandes estruturas, com milhares de funcionários… com a internet isso mudou muito, o Instagram foi vendido por 1 bilhão de reais tendo apenas 13 funcionários… AIRBNB é a maior rede de hospedagem do mundo sem ter um hotel, Uber tem a maior frota de carros do mundo sem possuir nenhum deles…a economia colaborativa está mudando esses paradoxos.

airbnb-a8707ed9_original

As necessidades estão mudando, antes as pessoas queriam morar em grandes casas, hoje em dia morar perto do trabalho e evitar o transito é o que as pessoas buscam… é uma mudança lenta, mas está acontecendo… ninguém está aguentando mais a loucura do transito e o alto valor que custa manter um carro… o tempo de deslocamento de um lugar a outro está virando um problema sério e está tomando muito tempo das pessoas… isso vai mudar com o tempo,

As empresas querem gerar facilidades e ocupar espaços e serviços para facilitar a vida das pessoas…. esse é o ideal de qualquer empresa, buscar facilitar a vida das pessoas, estão ficando cada vez mais próximas das pessoas e com isso aproveitando novas oportunidades…. a recompensa financeira vem naturalmente

As pessoas estão adquirindo hábitos mais humanos, querem cozinhar a sua comida, lavar a sua louça, querem ter o seu tempo… parece bobo, mas tem algo acontecendo ai que vai mudar muita coisa no mercado… as pessoas estão buscando coisas mais simples, estão cansadas de comer em restaurante o tempo inteiro, cansadas de precisar de empregado para tudo… querem fazer suas próprias coisas…. isso vai mexer com toda a indústria de produtos daqui a algum tempo.

CA-ecologia-alimentos-proibidos-animais-D-732x412

Muita gente reclama que hoje em dia os jovens não sabem fazer nada e não estão preparados para o mundo… isso é um grande engano… quem nunca escutou dos seus pais ou avós que hoje em dia o mundo é fácil e que antigamente não ia durar 1 minuto… que a pessoa deveria servir ao exercito pra aprender o que é bom… cara eu sinto que essas pessoas pararam no tempo, os jovens não precisam saber como fazer trabalhos manuais ou como consertar um chuveiro queimado… a caixa de ferramentas fica no passado… a verdade é que toda a história da humanidade foi trabalhada para chegar a esse momento que as pessoas não precisam saber disso e buscam novas competências… os jovens estão preparados para isso, é bom a galera mais velha se tocar disso

Os digitais vão passar por cima dos analógicos… isso vai acontecer uma hora ou outra, os jovens que já nasceram com a tecnologia vão passar por cima de quem não está preparado para isso… o mundo mudou e os processos mudaram, é impossível viver sem a tecnologia e sem a internet

Vivemos um momento que os jovens podem ser chefes… Antigamente as pessoas estudavam para ser chefe depois de muito tempo, com 40, 50 anos…. mas isso mudou… os jovens estão preparados para um mundo novo que as pessoas mais velhas parecem não estar… somado a isso o fato de que cada vez mais os jovens querem ter a sua empresa… vamos ver cada vez mais os jovens como chefes.

2b344d_5

Quem manda no mundo hoje em dia são os valvulados… isso ainda acontece, o mundo mudou muito mas quem manda no mundo são pessoas que não estão preparadas para isso e está acontecendo um atrito ai… jovens não querem trabalhar para eles pois se sentem diminuídos e os chefes não dão o braço a torcer que o mundo mudou…. uma hora vai acontecer uma inversão ai, cedo ou tarde.

Empresas exigem inovação mas não dão espaço para isso… isso acontece muito pelo tópico acima, muitos chefes pedem mas não acreditam na inovação…. enquanto isso não mudar muitas empresas são ficar para trás.

Foto- Fanpage do evento

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *