//CCXP 2017 – Vale a pena?

CCXP 2017 – Vale a pena?

A CCXP 2017 aconteceu nesse final de semana e pela primeira vez o Comunica esteve presente… não é um evento de comunicação mas tem várias coisas de produção de conteúdo… e a comunicação está presente em tudo, principalmente no entretenimento, que é o principal foco do evento.

Foi a primeira vez que estive presente lá e posso dizer que vale muito a pena participar do evento… é uma experiencia marcante, já participei de vários eventos mas nada que fosse desse tamanho, com esse volume de pessoas, todo o profissional de comunicação deveria participar de um evento assim pelo menos uma vez.

Ativações

Uma das coisas bem legais para observar são as ativações das marcas, todas com um investimento bem grande no evento… claro… é o principal evento desse segmento do Brasil, então não é hora de economizar, porém impressiona pra quem vem aqui do sul como os caras estão em outro nível de ativação, desde a Marvel que trouxe os uniformes originais de Guerra Infinita, passando pela Fini que colocou todas as suas forças no Podcast, onde todos os dias tinha um diferente sendo gravado durante a feira dentro do stand… passando por várias marcas investido pesado mesmo na experiência…

Pra ter certeza como isso vale a pena para as marcas, é só ver o instagram e como a galera esta postando isso

Filas

Esse é o ponto mais difícil da feira e quem for nos próximos anos deve se preparar… tem fila pra tudo, inclusive para ativação de marcas… você não faz nada no evento sem antes pegar uns 20 min de fila…. Auditório principal? só se você chegar bem cedo…. e esse bem cedo dependendo do dia é 6 da manhã…. para ter uma noção, não consegui entrar no stand da Riachuelo por causa da fila… uma loja gigante…. mas enfim… tudo é uma questão de paciência…

Podcasts

Isso foi uma coisa bem legal…. eu fico bem irritado como os evento de Comunicação e Digital excluem os podcasts…. falam de produção de conteúdo mas focam apenas em youtubers… mas os pocasts estão ai e a CCXP parece que entendeu isso, ano passado já fizeram o encontro de podcasts e esse ano fez vários painéis,. Também tivemos a presença da Fini com um estúdio na feira, onde os podcasts eram gravados ao vivo. Que essa seja uma lição para os outros eventos e que as pessoas prestem atenção nessa mídia que é bem legal.

Painéis

Esse é um dos pontos mais legais da feira, além do palco principal, que acontecem os painéis dos estúdios, o evento tem mais 2 palcos onde tem coisas bem legais, pessoalmente pra mim foi bem especial pois consegui ver 2 painéis das coisas que eu mais gosto na internet hoje em dia, Canal Me Poupe e Choque de Cultura.

O Painel da Nathalia Arcuri foi bem legal, o Me Poupe é um dos melhores cases que temos de produção de conteúdo na internet, ele quebra tudo que é tratado como sucesso, tem canais que tem muito mais inscritos que ela e não faturam a metade do que ela fatura, é extremamente profissional e ela sabe vender isso.

 

O choque de cultura é uma das melhores coisas que já surgiram na internet, a forma de humor feita por eles é sensacional, no painel eles falaram sobre o processo criativo, roteiro e como tudo isso foi criado, os caras são muito bons.


É um evento bem legal e como sempre digo, quem trabalha com comunicação deve sempre estar atento a esse tipo de coisas, afinal de contas pessoas se comportam de formas diferentes e devemos observar isso. A dica que eu dou é comece a juntar dinheiro para o próximo evento, que vale muito a pena.

Christopher Paes é publicitário por formação e também por opção, trabalhou muitos anos em departamentos de Marketing e agora está no “fantástico mundo das agências de publicidade”. Mídia sempre foi o seu principal talento, mas também trabalha com criação e social media.