Afinal de contas…. o que é planejamento?

As vezes ouvimos falar muito mais de planejamento em teorias e salas de aula do que no mercado de trabalho, pois poucas agências da nossa região tem profissionais de planejamento, geralmente essa função fica para o gestor da agência ou nem é feito…. felizmente as novas agências que estão chegando com ideias diferentes estão trazendo esses profissionais para o mercado. Porém sinto que muitas agências não tem profissionais de planejamento por não conseguir entender a importância desse profissional e também não conseguem dar função para isso dentro da sua estrutura atual.

Colocar um profissional de planejamento dentro de uma agência e manter a mesma estrutura não adianta nada…. o profissional não vai conseguir desenvolver seu trabalho e vai ficar na mesma…. mas afinal de contas, o que faz um profissional de planejamento?

Pelo dicionário, o planejamento é:

“Ação de preparar um trabalho, ou um objetivo, de forma sistemática; planificação.Ação ou efeito de planejar, de elaborar um plano. Determinação das etapas, procedimentos ou meios que devem ser usados no desenvolvimento de um trabalho, festa, evento.”

Basicamente, planejar é o ato de projetar um trabalho, definindo objetivos e metas para saber onde você vai…. No mundo da publicidade, adaptamos isso para a nossa realidade e o Profissional de planejamento (ou Planner) é o cara que analisa toda a situação e traça o melhor caminho para a campanha ser um sucesso.

O Planner é o cara que vai pesquisar, analisar o público alvo, traçar um caminho e passar tudo isso para a galera da criação criar, tudo deve estar alinhado, o atendimento tem que ter as informações corretas para passar ao planejamento e o planejamento deve fazer uma leitura de tudo isso da melhor forma possível para passar para os profissionais de criação.

Porém, Planejamento não pode ser apenas um setor ou um profissional da agencia, o planejamento estratégico deve estar em todas as áreas, pois se tudo isso não tiver alinhado de nada adianta, não adianta planejar toda uma campanha se o cara da criação não pensa estrategicamente na hora de criar uma campanha, ou se na hora de apresentar para o cliente isso não é dados valor.

Planejar é algo muito mais simples do que as pessoas pensam…. Planejar é ligar os pontos entre o produto e o cliente para alcançar um objetivo, que pode ser a venda, reconhecimento de marca e vários outros….. Ligar os pontos e traçar um caminho, seja ele o mais curto, o melhor, o mais barato ou o mais rápido…. é escolher esse caminho e trabalhar em cima dele.

Outra função do planejamento é estar antenado para o que acontece no mundo e saber o que pode ser aplicado em seu mercado, olhar as tendências e saber o que se encaixa com o seu produto, analisar também o que é um modismo e o que é tendência de verdade.

Identificar oportunidades…. O profissional de planejamento vai otimizar a sua campanha e analisando todo o ambiente ele consegue identificar caminhos e oportunidades que ninguém tinha percebido.

Basicamente o planejamento é isso…. sou muito ligado nessa área e sinto que as empresas devem cada vez mais se atentar para essa área, pois se mais agências tiverem esses profissionais, mais levarão a sério o trabalho das agências e mais resultados teremos….. isso vai fazer com que todo o mercado cresça.

 

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