A mídia precisa de uma revolução em sua cultura

Isso é algo que a algum tempo vem me incomodando…. estamos vivendo uma revolução na nossa comunicação e as vezes parece que temos alguma resistência a isso… nós que eu digo os comunicadores….. sendo mais especifico, os publicitários….. digo isso por que temos uma ferramenta com um poder gigantesco e com vários outras formas de trabalhar, mas tratamos ela como se fosse uma mídia comum….. a mídia precisa de uma reformulação profunda na sua cultura.

Tem alguns exemplos que mostram isso…. o primeiro é a forma como trabalhamos a publicidade… vivemos uma época onde as pessoa não engolem assim a propaganda a qualquer custo, elas não querem mais interrupções no que estão vendo…. por isso serviços como o netflix vem crescendo muito….. porém trabalhamos a publicidade na internet da mesma maneira que trabalhamos na tv e em outras mídias…. cara isso não vai funcionar.

adblock-1000x430
Talvez o banner não funcione assim como os mídia kits dizem

Cada vez mais o público usa os adblocks… é errado e mata com o trabalho do produtor de conteúdo? talvez…. mas o fato é que hoje em dia no Brasil mais de 7 milhões de pessoas usam esses aplicativos e lutar contra isso é como ser o taxista que bate no cara do Uber… não funciona…. nós publicitários devemos pensar em novas formas de trabalhar a publicidade na internet e trazer a propaganda para dentro do conteúdo….. banners e interrupções não vão funcionar mais…. resumindo…. a propaganda tem que ser relevante para a pessoa…. senão já era.

Outra coisa é que talvez não usamos o poder que a ferramenta tem ao seu máximo…. um exemplo disso é a segmentação do público…. cara é fantástico como podemos ir direto ao publico interessado….. segmentar ao máximo a propaganda… mas vejo profissionais escolhendo o seu público por classe social e idade… apenas isso… exemplo: ah preciso fazer uma campanha para mães, o profissional escolhe um público de mulheres de 25 a 40 anos….. cara esse público não é necessariamente de mães.

até o Silvio Santos está entendendo essa nova mídia e a gente preso no passado....
até o Silvio Santos está entendendo essa nova mídia e a gente preso no passado….

Uma das melhores coisas da internet é conseguir segmentar por interesses…. você pode ir diretamente no público…. esqueça as planilhas de midia kits que usava para anunciar na tv e na rádio… a segmentação na internet pode ser muito mais especifica e isso é bom demais….. outra coisa que vejo é profissionais deixando de segmentar para conseguir números maiores… esses números pouco importam e as vezes acabamos jogando dinheiro no lixo…. ir direto no público alvo vai dar resultados muito maiores que likes e visualizações.

Bom tem várias outras coisas que vem me incomodando…. mas o que eu quero dizer com tudo isso é que devemos esquecer a forma como trabalhamos a mídia convencional e criar uma nova maneira para trabalhar o digital… vamos revolucionar essa cultura… só assim teremos mais resultados e no final é isso que importa.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *