A importância do monitoramento de Redes Sociais – OpSocial

Você tem uma empresa e, resolveu colocar tudo que envolve a sua marca e os serviços que você oferece na internet e criou uma página no Facebook e uma conta no Twitter. Qual é o próximo passo? O monitoramento.

O que é o monitoramento? Além da manutenção das publicações e conteúdos, o monitoramento das redes sociais verifica o que seu público está falando sobre a sua empresa e/ou marca e trabalha em cima dessas informações – sejam elas positivas ou negativas, para fazer isso virar um sucesso. A partir do momento que você criou uma via de comunicação por meio de mídias sociais, é inevitável que isso se torne um portal de entrada para o consumidor se queixar de alguma coisa relacionada a você ou sua empresa.

Para realizar uma atuação profissional nas mídias sociais é preciso considerar alguns pontos bem importantes e necessários para compreender as necessidades e aperfeiçoar as estratégias de marketing digital. Planejamento digital, gestão de conteúdo, anúncios, campanhas, mensuração de resultados são coisas que não podem ser ignoradas, porém é o que mais acontece. As empresas se esquecem das empresas que se propõe a fazer todo esse trabalho de monitoramento de redes sociais; esse monitoramento é o passo que fornecerá subsídios para entender como a atuação da empresa está sendo conduzida e recebida pela audiência. É o feedback de todo o trabalho feito.

“O monitoramento mudou a forma de fazer comunicação. Com as informações que vem das menções nas mídias sociais, conseguimos tomar decisões assertivas para definir as estratégias de marketing, de campanha e até de mídia offline. Ainda é possível identificar falhas e oportunidades nos diferentes setores de uma empresa, de produto a atendimento e fazer benchmarking. Ele é o divisor de águas entre o achismo e um trabalho embasado por dados concretos”, diz Caroline Scopel, CEO e Diretora de Comunicação da Opsocial. Com o monitoramento é possível saber o que está sendo falado sobre a sua marca, produto e serviço e justamente essas considerações que são fundamentais para o posicionamento de uma marca nas mídias sociais.

O profissional responsável por essa área, além de fazer a manutenção dessas ferramentas também precisará de uma atenção especial para lidar, evitando assim, transformar algo que possuía o intuito de aproximação do consumidor final, em motivo de crise para com o mesmo.

Um case muito legal e que explica bastante a importância do monitoramento dessas mídias é da marca de salgadinhos de batata Ruffles. Foi feita uma reclamação, em forma de piada e, estava sendo veiculada na mídia. A reclamação era que “o saco de ar que a Ruffles vendia, estava vindo com algumas batatas dentro”, nisso tivemos o famoso efeito viral, onde todos curtem, compartilham e acham uma história referente à marca para comentar no mesmo post. A empresa respondeu a reclamação e explicou ao cliente o motivo: o produto vem com ar no pacote para que a batata não murche e nem quebre durante o percurso de transporte, ou seja, manter a qualidade do alimento.

Sem título

O monitoramento pode ser feito de forma manual – e mais trabalhosa também – ou por meio de softwares especializados. Independente da forma utilizada, ela vai depender da demanda da estratégia da empresa. Temos quatro aspectos primários que devem ser considerados:

MARCA: Coleta a análise de menções sobre a sua marca e demais informações diretamente ligadas a ela.

CONCORRÊNCIA: Monitoramento de marcas concorrentes permite aperfeiçoar o próprio planejamento e a estratégia a seguir.

SEGMENTO DE MERCADO: Monitorando o que é falado sobre seus parceiros, fornecedores e o mercado em geral do mesmo ramo é possível otimizar os processos e a comunicação da empresa.

PÚBLICO-ALVO: Saber as necessidades e dúvidas do seu cliente potencial permite que a empresa trace estratégias mais centralizadas para estreitar o relacionamento com o mesmo.

Existem algumas ferramentas que fazem esse tipo de monitoramento, não tão completo como a Opsocial faz, por exemplo, mas podem ser de grande ajuda no começo para quem não está podendo investir verba para isso no momento. Podemos citar três que são: Social Mention, Whos Talkin e Kurrently.

 

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Assessoria Comunica Campos Gerais

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