A falta que um profissional de Planejamento faz na comunicação

O profissional de planejamento vem ganhando muito espaço nos últimos anos aqui no Brasil… em alguns casos vem até tomando o lugar da criação como a preferida dos jovens….. mas as vezes não temos noção de quanto esse cara faz falta em uma agência de publicidade…. o Profissional de Planejamento basicamente é o cara que vai dar força e embasamento a comunicação e muitas vezes é o cara que vai dar credibilidade a tudo.

Ele tem que estar disposto a conversar e entender o que o cliente quer

Vemos hoje em dia que muitos profissionais de criação não querem conversar com o cliente, acham que isso não é função deles (muitas vezes não é mesmo… mas em algumas seria necessário)… as vezes a criação se fecha e quer ser algo isolado de tudo….. passa o briefing pra eles que eles desenvolve e pronto…. mas isso não é tão simples assim.

o Atendimento também não quer se aprofundar muito nisso e as vezes até se sente podado por “se meter” na criação…. ai acontece que muitas vezes ninguém consegue entender o que o cliente quer e ninguém consegue contra-argumentar com ele…. tudo isso faz com que a agência perca a credibilidade com o cliente que não consegue levar tudo aquilo a sério… ai que surgem alguns clientes que querem que faça exatamente o que pedem e não confiam em nada de diferente que mandam.

O profissional de planejamento vem até certo ponto para resolver isso…. ele deve estudar, conversar e entender o que o cliente quer e também o que ele precisa… com isso ele tem que conseguir expor isso pro cliente e argumentar, demonstrando que entende do negócio do cara e que está ali para ajudar. O cliente entende muito do negócio dele e ele é o cara que vai aprovar isso…. não dá pra ignorar o que ele fala e entregar algo totalmente diferente e se fizer isso tem que ter um por que forte…. só dizer que está errado não cola.

Precisa entender de negócios

O profissional de planejamento tem que entender de negócios…. por isso que eu bato muito que os profissionais de comunicação tem que buscar informações e estudar sobre economia…. publicitário não é artista… somos muito mais voltados para o business e precisamos entrar nesse mundo e entender ele.

12592476_928366340580646_4985186837712215484_n

Um profissional de Planejamento deve conhecer negócios e conhecer cenários econômicos… estudar o segmento de atuação do cliente… enfim….. todos nós precisamos ter um pouco de administradores na gente.

Isso tudo vem para dar CREDIBILIDADE para o profissional e para o que a agência propor ser exato…. isso inclusive pode ajudar muito a agência fechar novos negócios, propondo novos projetos e novos produtos que somem para o cliente

 Não temos muito essa vaga em aberto aqui…. mas….

Mas a verdade é que as pessoas não se preparam para assumir um cargo assim….. não é simplesmente sair da faculdade e assumir um cargo estratégico importante como esse…. um planejador deve conhecer todo o processo de criação de uma campanha, deve estudar e entender de economia… deve ser curioso e deve ter maturidade para assumir toda essa pressão.

O que eu quero dizer é que é um cargo que vem com o tempo… o profissional tem que se preparar mas deve trabalhar em quanto isso para absorver o máximo de experiência para conseguir chegar a esse nível.

Abram os olhos

A partir do momento que mais agências tenham profissional de planejamento (e que deem a oportunidade de alguém assumir isso dentro da estrutura) as chances de uma campanha ser reprovada diminuem bastante… vale a pena trabalhar e preparar alguém para assumir isso pois o investimento é muito baixo pelo custo benefício.

A evolução do nosso mercado passa muito pela entrada desse profissional… somado a algumas outras coisas conseguimos nos profissionalizar ainda mais.

 

 

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *