9 profissões de marketing digital para você ficar de olho

Você é acadêmico de publicidade, jornalismo, administração ou qualquer outro curso que envolve comunicação e marketing?

Que tal conhecer algumas das profissões de marketing digital que estão em crescimento no mercado digital?

Tem cargos para todos as áreas da comunicação: redação, comunicação, planejamento, mídia, criação e até mesmo análise de dados.

1. Analista de Marketing Digital

Analista de Marketing Digital - profissões de marketing digital para ficar de olho

Essa talvez seja uma das profissões que já tem desempenhado um papel importante no mercado, inclusive regional, e que você pode se interessar facilmente. O analista de marketing digital pode trabalhar com diversas áreas dentro da web.

Esse é o cara responsável pelas contas de clientes, analisa métricas, concorrentes, desenvolve campanhas e fica de olho nos resultados de todas as plataformas web.  Requer uma experiência com Adwords, SEO, Search,  mídias digitais, mídias sociais etc.

2. Planner Digital

Planejamento de Marketing Digital

Pra galera que gosta de planejamento, tem visão estratégica, é antenado no mundo digital e ainda é heavy user de mídias sociais. O planner digital é responsável por pesquisas de tendências, análise da concorrência, elaboração de estratégias e análise de canais, influenciadores e resultados!

O planejamento digital também é responsável pelo desenvolvimento de projetos de comunicação integrada, apresentações de estratégia e participa ativamente de reuniões com clientes.

3. Redator

Esta vaga é para quem gosta de escrever (e muito). Atualmente muitos jobs são para o digital. É esse o cara que vai criar pautas semanais e desenvolver conteúdo para blogs, mídias sociais, vídeos e diversos conteúdos online.

É recomendado ser da área da comunicação social (publicidade, jornalismo, relações públicas), ter experiência em redação publicitária, domínio da língua portuguesa e também da ~ linguagem da internet ~ e ser um heavy user das mídias sociais.

4. Designer Digital

Quer trabalhar com design no marketing digital?

Muitos jobs em criação hoje envolvem trabalhos que são para o marketing digital.

Se você é criativo, comprometido e está afim de desenvolver campanhas inovadoras para mídias sociais, infográficos, layouts de websites e aplicativos, landing pages, email marketing e muito mais, fique ligado nas vagas de designer digital.

5. Community Manager

Community Manager: o social media de uma marca só

Uma das profissões de maior tendência no mercado, o Community Manager é o responsável por “cuidar” de uma marca e de sua comunidade.

Diferente do “social media”, o profissional atende somente uma marca específica, gerencia todos os canais, planeja conteúdo, constrói relacionamento com os usuários através de comunidades, acompanha influenciadores digitais ligados a marca e faz um acompanhamento diário de menções, hashtags e posts na rede.

6. Analista de SEO e Google Analytics

Você ~manja~ de Google e SEO (Otimização de Mecanismos de Busca)? Fique ligado, pois esta talvez seja uma das profissões mais desejadas do momento. Além de lidar com muitos números, o analista de SEO e Analytics precisa saber fazer pesquisas de tendência, analisar dados de acessos de website e inclusive “prever” muita coisa.

Prepare-se para muitas análise de páginas, acompanhamento de performance, otimização de conteúdo, apresentação de relatórios, estudo de palavras-chave e muito planejamento.

7. Analista de Inbound Marketing

Inbound Marketing é uma tendência no digital, trata-se da criação de campanhas de marketing com foco na atração de clientes através de conteúdo relevante. O analista de inbound irá desenvolver “personas”, ideias de conteúdo, estratégias de atração de clientes, fluxos de automação e acompanhamento de métricas.

Recomendo dar uma olhada nas certificações em Inbound Marketing que existem (Hubspot ou Resultados Digitais), muitas empresas exigem dos candidatos o conhecimento profundo no assunto, mesmo sendo algo novo.

8. Desenvolvedor de Aplicativos

Estamos na era das startups, e muitas delas são baseados no modelo de negócios em aplicativos. Quem manja de programação e quer se aventurar no mercado, fique de olho nas oportunidades de desenvolvedor. O profissional atuará na criação de interfaces para aplicativos móveis, interfaces para sistemas web e sites e se envolverá com grandes projetos.

Quem não vive sem aplicativos hoje? Tão importante quanto os conhecimentos técnicos, o desenvolvedor deve ter alta capacidade de adaptação, senso de empreendedorismo e comprometimento com qualidade e prazo.

9. Videomaker

Produzir vídeos para a internet é uma das tendências

Gosta de trabalhar com vídeos? Editar, criar roteiros e porque não, apresentar? O videomaker é o já conhecido “editor de vídeos” com os dois pés nas mídias sociais.

Além de auxiliar na produção audiovisual, gravação e edição, você também deve estar antenado no mundo digital e acompanhar grandes produtores de conteúdo em vídeo na internet.

Existem diversas outras profissões que vão bombar no mercado, a ideia é que você fique de olho sempre! Muitos acadêmicos reclamam que não sabem no que querem atuar ou até mesmo estão desistindo dessa área simplesmente por não conhecer as oportunidades.

Acompanhe nosso blog, sempre estaremos falando mais sobre a área da comunicação e quem sabe em breve poderemos divulgar alguma vaga para você se candidatar.

Um grande abraço,

Robson Netto.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *